RENAULT ESPACE F1 2021: MOSTRA QUE OS MONOVOLUMES PODEM SER VEÍCULOS INTERESSANTES
Em 1995 a Renault queria comemorar o décimo aniversário do Renault Espace e, ao mesmo tempo, a divisão Motorsport da marca francesa pretendia celebrar os êxitos colhidos na Fórmula 1. Alguém teve a ideia de unir ambas as celebrações em uma só e o resultado foi a versão mais surrealista de um monovolume que havia surgido até agora, porque aquela criação acaba de voltar na forma de um render: assim poderia ser o Renault Espace F1 2021.
Lembrando que no Renault Espace F1 original, a marca francesa decidiu instalar o motor do Williams-Renault FW15C (seu carro F1 de 1993) no MPV. Efetivamente, conceberam um carro de rua com um motor V10 de 3.5 litros e 40 válvulas que entregava 700 cv e que depois de alguns ajustes essa potência elevou-se até os 820 cv.
O motor era situado literalmente na posição central, mas originalmente o V10 era montado de forma longitudinal, assim, no Renault Espace F1 o colocaram entre os bancos traseiros. Seu par no baile era uma transmissão automática de 6 velocidades que enviava a força diretamente às rodas traseiras. E tudo isso envolvido em uma carroceria de fibra de carbono que ajustava seu peso a 1.300 quilos.
Agora, 27 anos depois, o espírito daquele Renault Espace F1 está vivo graças a dois designers que lhe deram vida através dos renders que aparecem nas imagens. Trata-se de uma interpretação fiel do protótipo de 1994 adaptando-o ao estilo do modelo atual e combinando-o com algumas características do original. Além disso, neste caso, no habitáculo haverá um motor V6 de 1.6 litros eletrificado com aproximadamente 1.000 cv.
Tendo em conta que o Renault Espace (e todos os integrantes do seu segmento) são modelos que estão em perigo de extinção devido ao auge dos SUVs, este exercício de design digital seria um canto do cisne. Se chegasse a acontecer, algo que é improvável, talvez deveriam rebatizá-lo, já que a equipe francesa de Fórmula 1 para a próxima temporada estará sob a batuta da Alpine.