Ir para a página inicial
  • Notícias
  • Fabricantes
  • Carros
  • Contato
  • Sobre

Busca

Fazer a pesquisa em:

Você está em

  1. Notícias
  2. RENAULT REVELA SEU PLANO ESTRATÉGICO PARA TORNAR OS CARROS ELÉTRICOS ACESSÍVEIS E POPULARES

Notícias

RENAULT REVELA SEU PLANO ESTRATÉGICO PARA TORNAR OS CARROS ELÉTRICOS ACESSÍVEIS E POPULARES

01/07/2021

Voltar
RENAULT REVELA SEU PLANO ESTRATÉGICO PARA TORNAR OS CARROS ELÉTRICOS ACESSÍVEIS E POPULARES

O Grupo Renault está decidido a ser um ator de destaque e inclusive líder no processo de transição para a mobilidade elétrica que está sendo realizada pela indústria automobilística. Para alcançar este ambicioso objetivo, o conglomerado automobilístico apresentou o plano estratégico Renault eWays ElectroPop. Um roteiro onde estão incluídas uma série de fases que vão muito mais além do que o simples lançamento de novos carros elétricos.

A premissa está clara. Fazer carros elétricos acessíveis, populares e competitivos. O Grupo Renault é consciente da importância de poder ter acesso a baterias e motores que sejam mais acessíveis e cujo rendimento esteja acima da tecnologia que podemos encontrar atualmente no mercado. É por isso que irá um passo além para converter-se em uma referência em termos de projeto, desenvolvimento e produção de baterias para automóveis elétricos.

Com base em sua experiência de mais de uma década na cadeia de valor de veículos elétricos, o Grupo Renault colocará em marcha uma ambiciosa estratégia em termos de baterias. Um componente chave para este tipo de veículos de zero emissões. Com a química baseada no NMC (Níquel, Manganês e Cobalto), o Grupo cobrirá 100% dos futuros lançamentos de elétricos em todos os segmentos. Esta combinação química permite alcançar uma autonomia de até 20% a mais que outras opções disponíveis no mercado.

O Grupo Renault quer ser um dos principais fabricantes de baterias para carros elétricos. Para isso, estabeleceu uma série de alianças estratégicas em termos de produção. Foram materializadas colaborações com a Envision AESC para a produção de baterias mais acessíveis que possam ser utilizadas em futuros modelos da Renault, como o esperado Renault 5.

Também foi estabelecido um acordo com a Verker que vai associado a uma entrada do Grupo Renault no capital social obtendo 20% de participação. Os dois sócios têm a intenção de desenvolver conjuntamente baterias de alto rendimento para o segmento C e outras categorias superiores. Poderão ser utilizadas tanto em modelos da marca Renault como Alpine. Tudo isso a partir do ano de 2022.

Até o ano de 2025 o Grupo espera ter reduzido o custo por kWh das baterias até situá-lo abaixo dos 70 euros. Além disso, se trabalhará de maneira paralela no campo das baterias de estado sólido. Uma tecnologia que se posiciona como crucial para o futuro mais imediato.

O Grupo Renault seguirá adiante no desenvolvimento de seus próprios motores elétricos. O motor elétrico com tecnologia de motor síncrono excitado eletricamente (EESM) será aperfeiçoado nos próximos anos para torná-lo mais eficiente e, o que é igualmente relevante, reduzir os custos.

Também foi realizada uma aliança estratégica neste campo dos motores elétricos. O Grupo Renault firmou uma associação com a empresa francesa Whylot para o desenvolvimento de um inovador motor elétrico que será aplicado inicialmente em sistemas de propulsão híbridos de modelos do segmento B/C.

Outras tecnologias que estão sendo trabalhadas nos levam a focar no processo de carga. Reduzir o tamanho dos carregadores de bordo e ao mesmo tempo melhorar sua eficácia e rendimento é igualmente crucial. Os sistemas de 800 volts mais acessíveis e compactos estão na lacuna.

A escolha é clara. Em lugar de optar por arquiteturas multienergia, o Grupo Renault decidiu sustentar sua futura oferta de carros elétricos sobre duas plataformas dedicadas. Trata-se das plataformas CMF-EV e CMF-BEV.

A plataforma CMF-EV será utilizada em modelos do segmento C e D. Em 2025 será a base de 700.000 unidades da Aliança (Renault-Nissan-Mitsubishi). Oferece uma autonomia máxima de 580 quilômetros segundo o ciclo WLTP. O novo Renault Mégane E-Tech Electric, que será produzido na França, será baseado nessa plataforma.

Os automóveis elétricos do segmento B utilizarão a plataforma CMF-BEV. Uma arquitetura que será chave para alcançar a premissa dos carros elétricos acessíveis. Esta nova arquitetura permitirá reduzir o custo em 33% em relação à geração atual do Renault ZOE. Os novos modelos sustentados pela base CMF-BEV terão uma autonomia de até 400 quilômetros segundo o ciclo WLTP e serão propulsionados por um motor de 100 kW (136 cv).

Até o ano de 2025 o Grupo Renault introduzirá 10 novos carros elétricos. Sete deles exibirão o emblema da marca Renault. O Renault 5 será um deles, assim como o novo Renault Mégane E-Tech Electric, que será o primeiro desta particular ofensiva de produto. Além disso, foi confirmado o renascimento de outro ícone da marca francesa. Um modelo conhecido internamente como ‘4ever’.

Há apenas algumas semanas foi anunciado de maneira oficial a criação da chamada Renault ElectriCity. O Grupo Renault fará da França um país chave para a indústria automobilística europeia em termos de produção de carros elétricos, baterias e motores elétricos. Serão agrupados em três fábricas localizadas no norte do país. Mais concretamente em Douai, Maubeuge e Ruitz. Será criado um autêntico ecossistema. Um enorme centro industrial que girará em torno do veículo elétrico e permitirá a criação de 700 novos empregos. Para o ano de 2030 se espera que o Grupo Renault, junto a seus sócios, tenha criado aproximadamente 4.500 postos de trabalho no território francês.

Se forem cumpridos os objetivos estabelecidos, em 2025 o Grupo Renault terá a capacidade de produzir anualmente 400.000 veículos elétricos. Da mesma maneira foi confirmado que o custo de produção será reduzido em até 3%.

Por último, nem por isso menos importante, o Grupo Renault realça que é o primeiro fabricante de automóveis que atua sobretudo no ciclo de vida das baterias. Serão realizadas ações e projetos que permitam reciclar a maior parte dos componentes das baterias de carros elétricos.

Compartilhe:

  • Facebook
  • Twitter
  • WhatsApp
  • E-mail

Galeria de imagens

Ir para a página inicial
  • Notícias
  • Fabricantes
  • Carros
  • Contato
  • Sobre
  • Termos de uso

Temos mais de 800 mil fotos de carros em alta resolução. Encontre as imagens de carros de todas as marcas do mundo e ainda receba notícias sobre carros.

“PLANETCARSZ” foi criado para aqueles que são apaixonados ou simplesmente gostam de automóveis. Você poderá encontrar em nosso site, imagens de carros de todos os tipos, desde os mais antigos até os últimos lançamentos do mercado mundial. Você poderá navegar pelos fabricantes, onde os modelos aparecem classificados por marca e ano de fabricação. Você pode usar também o nosso mecanismo de busca para encontrar um modelo mais específico. São perto de 800.000 imagens de carros em alta definição e com novas fotos sendo incluídas diariamente. Visite-nos sempre para verificar as mais recentes inclusões em nossa galeria e também conhecer marcas e modelos de veículos que com certeza, você nunca tinha ouvido falar, além de poder acompanhar notícias do setor automotivo. Recomende nosso site aos seus amigos que são apaixonados ou apenas apreciam a maior invenção de todos os tempos que é o automóvel.

© PlanetCarsZ | O maior acervo de notícias e imagens de carros. Todos os direitos reservados.

Compartilhe por e-mail

1. Preencha seus dados abaixo para compartilhar este conteúdo:

Digite o e-mail do seu amigo e pressione enter