RENAULT SYMBIOZ: UMA NOVA OPÇÃO DENTRO DO SEGMENTO C

Há poucas horas a marca francesa apresentou o Renault Symbioz, modelo que completa a gama compacta da Renault e fecha o capítulo da reconquista do segmento C.
O Renault Symbioz está baseado na plataforma CMF-B utilizada pelo Clio e Captur (segmento B) e Arkana (segmento C), embora se apresente com proporções em que se destaca a saliência traseira, conferindo-lhe um grande porta-malas e proporcionando fluidez ao as linhas gerais. A traseira é equilibrada por uma frente moderna e assertiva, onde um capô alto e horizontal se junta a uma frente bastante vertical.
Segundo a própria Renault, o Renault Symbioz reúne o que há de melhor na gama do segmento C da marca francesa em termos de modularidade, conectividade e eficiência.
Assim é o Renault Symbioz
Com 4.413 mm de comprimento, 1.797 mm de largura e 1.575 mm de altura, o modelo é apresentado abaixo do Arkana (4.570 mm) e do Austral (4.510 mm). Entre as outras dimensões, vale destacar a distância entre os eixos de 2.638 mm, a distância ao solo de 169 mm e a generosa saliência traseira de 890 mm, que permite oferecer um porta-malas com até 624 litros de volume.
O Renautl Symbioz está equipado com o sistema multimídia openR link com Google integrado e o espetacular teto panorâmico Solarbay, que se torna opaco em segmentos pelo desejo de seus ocupantes. Será equipado com até 29 ajudas à condução de última geração para oferecer o máximo em segurança e conforto ao dirigir.
Todas as rodas, tanto de 18 quanto de 19 polegadas, são novas e exclusivas deste modelo. Seu design elegante joga com efeitos gráficos dinâmicos para dar a ilusão de que a roda está em movimento mesmo quando parada. As grandes rodas de 19 polegadas das versões Esprit Alpine e Iconic são especialmente impressionantes.
Entre as sete cores disponíveis, o Renault Symbioz apresenta um novo e vibrante Mercury Blue. A paleta variada é complementada por Desire Red, Pearly White, Cassiopeia Grey, Glossy Black, Zinc Grey e Lightning Blue.
No interior, o Symbioz foi pensado para famílias e oferece um banco traseiro deslizante de 16 cm que permite aos passageiros traseiros um raio de joelho de 221 mm, mantendo um volume de porta-malas de 492 litros nesta configuração. Quando os bancos traseiros não são ocupados por adultos, o banco traseiro pode ser movido para frente para aumentar o volume do porta-malas para 624 litros. E até 1.582 litros com os bancos traseiros totalmente rebatidos (2/3-1/3).
O acesso ao piso plano é muito amplo, o que facilita o carregamento de objetos volumosos, algo que se consegue através da sua tampa traseira motorizada. Uma configuração particularmente bem-vinda para um modelo familiar.
A capacidade de armazenamento no habitáculo é de 24.7 litros, incluindo 7 litros apenas para o porta-luvas. Por fim, o carregamento e a conectividade dos dispositivos móveis são garantidos graças a duas entradas USB-C na parte frontal e outras duas na parte traseira. As versões Techno, Esprit Alpine e Iconic também incluem carregador de smartphone por indução como padrão.
O Renault Symbioz conta com Google integrado a partir da versão Techno baseada no Android Automotive 12 e é compatível com Android Auto e Apple CarPlay, com ou sem fio. A sua tela táctil central vertical de 10.4 polegadas, de série em todas as versões, permite-lhe tirar o máximo partido do mundo conectado de conteúdos e serviços oferecidos. À frente do condutor, uma segunda tela de 10.3 polegadas exibe informações de condução, bem como de navegação.
Graças à conectividade do sistema, não é necessário ir a uma oficina ou concessionário para se manter atualizado. Com a tecnologia FOTA (Firmware Over The Air), o sistema operacional do veículo recebe atualizações automaticamente.
O sistema de som Hi-Fi Harman Kardon opcional é composto por 9 alto-falantes (2 tweeters e 2 woofers nos bancos dianteiros e traseiros e um subwoofer no porta-malas).
Motorização híbrida do Renault Symbioz
O motor E-Tech full hybrid de 145 cv é a combinação escolhida para o Renault Symbioz. Esta tecnologia full hybrid da E-Tech possui uma arquitetura híbrida ‘série-paralela’ que combina dois motores elétricos - um principal de 36 kW juntamente com um HSG (High-Voltage Starter Generator) de 18 kW - e um motor a gasolina de 1.000 kW de 1.6 litros e 4 cilindros de 69 kW (94 cv) associados a uma caixa de velocidades multimodo inteligente sem embreagem e a uma bateria de 1.2 kWh.
Todas as partidas são feitas em modo elétrico, assim é possível dirigir até 80% do tempo sem utilizar o motor a combustão interna na cidade, com economia de combustível de até 40% em relação a um motor convencional a gasolina no ciclo urbano.
Por enquanto sabemos apenas que a oferta de acabamentos se resumirá em Evolution, Techno, Iconic e Esprit Alpine.