RENAULT ZANDAR: ESTE PODERÁ SER O NOME DO NOVO SUV ELÉTRICO DA MARCA FRANCESA

A Renault é uma das marcas de referência na Europa quanto à mobilidade elétrica. A empresa francesa tem em carteira um dos carros elétricos mais vendidos, o Renault ZOE. Além disso, em sua oferta também se encontram outros interessantes veículos elétricos, como o Renault Kangoo Z.E. e em breve desembarcará nos concessionários o Twingo Z.E.
Agora, com o objetivo de reforçar sua posição dominante, a Renault tem na agenda o desenvolvimento de novos modelos de zero emissões. Um destes novos lançamentos está destinado a desempenhar um papel protagonista. O motivo disso é que será um SUV do segmento B, um crossover, o tipo de veículo que maior demanda gera no mercado, e cujo tamanho o enquadrará em uma categoria muito relevante.
Para o desenvolvimento deste novo elétrico a Renault tomará como ponto de partida o ZOE. O projeto é conhecido internamente com o código BCB. Com relação ao seu nome, há alguns meses a marca francesa registrou a denominação comercial Zandar, o que gerou muitos rumores a respeito. Dentro da empresa, na França, surgiram diversos relatos que asseguram que este nome é o definitivo e que, portanto, este SUV elétrico será denominado Renault Zandar.
De qualquer forma, e independentemente do nome comercial, o que realmente é importante neste novo modelo tem a ver com sua arquitetura, configuração mecânica e, logicamente, com o pacote de baterias que equipará e, portanto, com a autonomia que oferecerá.
O novo Zandar utilizará a plataforma CMF EV, uma arquitetura de nova geração com uma configuração específica para automóveis totalmente elétricos. Por tamanho, se situará a meio caminho entre o ZOE e o Captur. De modo que medirá cerca de 4.15 metros de comprimento. Isso o situará diretamente como um rival para modelos como o Hyundai Kona Elétrico e o Peugeot e-2008.
A nível estético, o novo elétrico da Renault estará mais próximo de ser ‘um ZOE crossoverizado’ que um SUV puro. Na linha Zandar poderemos encontrar dois tamanhos de bateria de íons de lítio. A autonomia máxima rondará os 500 quilômetros, enquanto que a potência máxima se situará, aproximadamente, nos 130 cv. Contará com um desempenho razoável e com um baixo consumo elétrico.
Com relação à sua chegada ao mercado, a versão de produção do futuro Zandar entrará em cena no final do próximo ano de 2021. Espera-se a sua estreia para o mês de novembro daquele ano. Devemos considerar que, apesar de toda esta informação sobre o projeto, até o dia de hoje não foi avistada nenhuma mula de testes ou protótipo. Também é importante destacar que será adiantado através de um concept car.