REVELADA A NOVA GERAÇÃO DO SKODA OCTAVIA

A quarta geração do Skoda Octavia foi apresentada formalmente, uma renovação que chega como sempre com carrocerias sedan e perua (Combi), dimensões ligeiramente superiores e um interior com muita tecnologia, caracterizado por sua nova instrumentação digital.
O novo Skoda Octavia 2020 toma como ponto de partida a plataforma modular MQB Evo, uma moderna arquitetura que vem acompanhada da eletrificação, com tecnologia Mild Hybrid e híbrida plug-in. O novo Octavia cresce 2 centímetros de comprimento em relação ao modelo anterior, alcançando 4.690 mm, com uma distância entre-eixos que se manteve inalterada nos 2.680 mm e um porta-malas de 640 litros de capacidade na carroceria perua.
Exteriormente estreia uma renovada parte frontal, que segue o rastro de design dos mais recentes modelos da marca checa, com uma nova grade e faróis de novo desenho, além de novos desenhos de rodas de liga leve de até 19 polegadas. Em relação ao interior do novo Skoda Octavia 2020, surge um habitáculo que se destaca por sua qualidade de manufatura, seus bons ajustes e guarnições, que conseguem transmitir uma boa sensação.
Dando uma olhada, imediatamente se percebe o salto entre ambas as gerações. O design interior é minimalista, com um painel de novo desenho e uma nova instrumentação digital configurável com uma tela de 10 polegadas, em linha com os mais recentes modelos do Grupo Volkswagen, além de um sistema Head-Up Display.
No console central se localiza a tela táctil de até 10 polegadas do sistema de infotainment, que inclui compatibilidade com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto. Além disso, conta com um assistente virtual que a Skoda denominou ‘Laura’, que permite enviar instruções ao navegador e controlar o climatizador, inclusive controlar o acesso ao coche à distância. O equipamento inclui um climatizador automático de três zonas, que conta com saídas e controles de temperatura independentes nos lugares traseiros.
Estreia também diversas assistências à condução, entre as quais a assistência para evitar colisões; um sistema que gira o volante para evitar um obstáculo, denominado Collision Avoidance Assist; assistência de tráfego cruzado Side Assist; além do Exit Assist, um sistema que ao abrir as portas do veículo alertará a aproximação de veículos.
A linha de motores do novo Skoda Octavia 2020 inclui diversas alternativas a gasolina e diesel. Entre os primeiros surgem dois TSI microhíbridos, o 1.0 TSI eTEC de 110 cv como alternativa de entrada e o 1.5 TSI eTEC de 150 cv como opção de maior desempenho, que em ambos os casos se combinam com uma transmissão DSG de dupla embreagem e sete velocidades.
A linha gasolina se completa com os 1.0 TSI de 110 cv, 1.5 TSI de 150 cv, em ambos os casos sem o sistema microhíbrido e acoplados a uma transmissão manual de 6 velocidades. Além disso, haverá um 2.0 TSI de 190 cv, este último também sem o sistema de 48 volts e acoplado à transmissão automática DSG e um 1.5 TSI G-TEC de 130 cv, alimentado por gás natural comprimido (GNC). Na linha diesel surge o bloco 2.0 TDI com 115, 150 e 200 cv, podendo ser acoplados a transmissões manuais e automáticas DSG.
A linha de motores se completa com um híbrido plug-in que combina que combina um motor TSI de 1.4 litros com um motor elétrico e uma bateria de 13 kWh, em versões de 204 e de 245 cv de potência, o primeiro deles com uma autonomia de até 55 quilômetros em modo puramente elétrico. Este levará o nome de Skoda Octavia iV.