RINSPEED ETOS: UM CONCEPT AUTÔNOMO BASEADO NO BMW i8 E COM UM DRONE INTEGRADO
A Rinspeed sempre se caracterizou por mostrar modelos vistosos e chamativos. E agora não é diferente. O fabricante suíço apresentará no CES de Las Vegas o Rinspeed Etos, um protótipo de veículo autônomo que pretende levar o transporte a uma nova dimensão, além de incluir dispositivos que não associamos ainda ao mundo automobilístico.
O Etos, que por enquanto conhecemos apenas alguns esboços, se baseia claramente no BMW i8. Basta ver suas formas ou as portas. Podemos esperar então um esportivo com a carroceria de fibra de carbono e uma mecânica híbrida baseada na do modelo alemão.
A Rinspeed trabalhou em um novo design, mas o mais chamativo é a condução autônoma. Embora no esboço do interior possamos ver um volante, o Rinspeed Etos apostará na ausência de condutor em seus deslocamentos, com o volante podendo ser retirado quando não for necessário.
Então as duas telas que estão na frente do condutor e do co-piloto terão uma melhor visão, tornando-se um avançado sistema multimídia. Não há muitos detalhes, mas o fabricante assegura que seu sistema operacional será inteligente e se antecipará às situações. Será um sistema conectado e imaginamos que será capaz de predizer congestionamentos ou de perceber incidentes no caminho e desviar o carro, por exemplo.
Mas uma das maiores novidades, é um dispositivo que por enquanto não é associado ao mundo automobilístico, trata-se de um drone que vai incorporado ao carro. Como se pode ver na parte traseira do carro, na tampa do motor, a Rinspeed colocou um ‘heliporto’ para que o drone possa aterrissar. Poderá ser usado enquanto conduzimos para gravar nossas rotas e poderá ser controlado manualmente uma vez que o carro circulará em modo autônomo.
O Rinspeed Etos nos mostra um centro de atividades e entretenimento sobre rodas. Será apresentado no CES de Las Vegas, demonstrando que o carro passa definitivamente a ser um aparelho eletrônico.