RINSPEED MOSTRARÁ O BUDII EM GENEBRA 2015
A Rinspeed vem surpreendendo o mundo com os seus vários concepts visionários que procuram ajudar a desenhar o futuro do automóvel. Depois da criação de Bamboo (feito com fibras desta planta), do subaquático Squba e do autônomo XChange, o próximo projeto do fabricante suiço será o Budii que, como na tradução do termo “Buddy” do inglês, também pretende se tornar um fiel amigo e companheiro do condutor.
Como informa o CEO da Rinspeed, Frank M Rinderknecht, “até agora a associação primária da mobilidade automobilística era com a individualidade e a liberdade. E, conscientemente ou não, estamos dispostos a pagar um preço elevado por muitos desses privilégios. Basta olhar para as estatísticas dos acidentes”. Neste campo a empresa suíça destaca os diversos avanços conferidos pelos sistemas autônomos dos automóveis, sendo que a capacidade de conduzir sem intervenção humana será também uma das características do Budii.
Rinderknecht afirma que os automóveis “irão continuar aprendendo a cada dia”, e diz que o Budii pretende aproveitar o potencial de desenvolvimento nesta área para se tornar o melhor amigo do homem, definindo-o mesmo como “um amigo sobre rodas”. Para isso o veículo elétrico apresenta-se como um “chauffeur” que rapidamente se adapta às preferências do seu “patrão”, contando com um conjunto de tecnologias inovadoras e que seguem a habitual tendência da Rinspeed de procurar soluções que vão de encontro às necessidades das pessoas.
Acumulando dados e obtendo também informações dos outros veículos, o Budii pretende retirar do condutor a obrigatoriedade de fazer os percursos diários, assumindo estas funções de forma autônoma. Mas, como um verdadeiro “Buddy”, o Budii é também um parceiro nos momentos de lazer, permitindo ao condutor assumir o comando quando quiser se divertir, por exemplo para as saídas aos fins de semana. Embora a Rinspeed não tenha adiantado muitas informações sobre o concept, revelou que o volante vai estar ligado a um braço robótico, o que permite aos dois ocupantes dos lugares dianteiros escolherem quem fica nos comandos do automóvel.