RINSPEED SNAP CONCEPT: UMA NOVA APOSTA NA MOBILIDADE SERÁ APRESENTADA NO CES 2018

O último concept da Rinspeed chama-se Snap. Trata-se da aposta do fabricante suíço para a nova edição anual da maior feira de eletrônica do mundo, o CES, que será celebrada em Las Vegas entre os dias 9 e 12 de janeiro de 2018. Trata-se de uma forma de mobilidade de emissão zero e autônoma.
Um dos objetivos da condução autônoma é melhorar a mobilidade e também ser uma forma de resolver os problemas do transporte em áreas urbanas a nível global. Levando em conta também que os avanços na tecnologia são rápidos e que os dispositivos de hoje serão antigos amanhã, esse último concept da Rinspeed se divide em partes: assim como diz seu nome, ‘tudo encaixa perfeitamente e pode ser unido’.
O Rinspeed Concept se divide em duas partes, o chassi e a célula de segurança do habitáculo. Esta última foi projetada para ser útil apesar de ser separada da parte principal, inclusive quando o veículo estiver parado, as possibilidades de configuração interior são infinitas.
Qualificada como uma empresa visionária na mobilidade, a Rinspeed leva em conta aquilo que ninguém considera, que é a vida útil dos componentes de um veículo. De acordo com os engenheiros da empresa suíça, toda a parte do chassi conta com componentes mecânicos que sofrem muito mais que os outros, por isso que seu desgaste é mais rápido e são reciclados quando chegam ao final de sua vida útil, mas o habitáculo não sofre semelhante nível de desgaste, por isso que pode permanecer em serviço durante muito mais tempo.
Essa análise leva a um novo nível o respeito pelo meio ambiente, já que a mobilidade zero emissões que é vendida pelos fabricantes se resume, na maioria das vezes, a que os veículos não emitam gases na atmosfera, mas não se fala de que um maior uso de determinados componentes contribui para atrasar a reciclagem e se trabalha mais na conservação dos recursos naturais.
O Snap Concept se move com dois eixos direcionais e um powertrain elétrico integrado, que foi desenvolvido pela ZF. O fabricante não divulgou os dados, embora aponte que seus pneus são de medidas 225/35-18, grandes dimensões, porém otimizadas para minimizar o consumo de combustível, assim como as rodas de liga leve da Borbet com 18 polegadas.
Nos últimos tempos, os fabricantes de veículos convencionais trabalham para manter a atualização exata dos mapas de navegação, já que na condução autônoma isso é uma questão crucial que não admite falhas. Por isso, conta com uma potente rede de sensores Lidar que detectam qualquer obstáculo na via mediante uma nova tecnologia que mede em tempo real os reflexos da luz sobre ele.
Essa rede de sensores funciona junto com a plataforma Harman Autonomous Drive, vigiando permanentemente o tráfego através de uma antena especial e uma potente rede sem fios de transmissão de dados de alta velocidade 5G, enviando tudo à plataforma Ignite Cloud da Harman, além de contar também com rádio, Bluetooth e WiFi.
Essa potente e sofisticada rede de comunicações permite ao Snap se comunicar com outros veículos e principalmente com as infraestruturas. Isso para contar com informação atualizada no âmbito urbano, transmitindo sinais multimídia de alta resolução e de ultra-alta definição entre os inúmeros componentes do veículo. No interior, todos os vidros são reguláveis e mediante um scanner de alta tecnologia pode ser detectada a posição dos ocupantes, que contam com um assistente pessoal na forma de um robô autônomo.