RIVIAN REVELA O PRIMEIRO PROTÓTIPO E OS PRIMEIROS DADOS DO NOVO FURGÃO ELÉTRICO A AMAZON

Embora já conhecêssemos de sobra o aspecto do novo furgão elétrico de entregas da Rivian Automotive, a verdade é que até agora só havíamos visto renders e modelos em escala deste curioso veículo comercial.
Amazon e Rivian Automotive revelaram as primeiras imagens e um vídeo deste primeiro exemplar funcional, um protótipo que já conta com a configuração definitiva do furgão elétrico, incluindo os inúmeros sistemas de segurança que irão caracterizar este modelo. Uma vez que estamos diante de um dos veículos comerciais mais avançados do mercado.
Embora até agora só tivéssemos visto imagens de um furgão com formas um tanto genéricas e que nem sequer contava com os emblemas do seu fabricante, agora exibe os da Amazon. A verdade é que se trata de um projeto com altas doses de tecnologia, muito diferente dos poucos veículos comerciais elétricos que foram apresentados até agora.
Apesar de continuarmos desconhecendo a maioria das especificações do modelo, como suas diferentes versões (que sabemos serão três) e as diferentes opções mecânicas que contará, aproveitando a apresentação deste primeiro protótipo a Rivian Automotive finalmente revelou algumas de suas primeiras características. Deixou a descoberto um modelo que será muito mais tecnológico e avançado do que se imaginava em princípio.
Este protótipo já conta com um bom número de sensores destinados a alimentar os diferentes sistemas de segurança do veículo, como a câmera de 360 graus e os diversos sistemas de assistência à condução. Embora a empresa não tenha detalhado todo o equipamento e os sistemas que o modelo possui, confirmou que foi criado especificamente para oferecer o maior nível de segurança possível, tomando como base a ampla experiência da Amazon no uso deste tipo de veículos de entregas. De modo que surgem elementos como a enorme superfície dianteira envidraçada, destinada a oferecer uma imagem mais ampla e clara possível do que há em torno do condutor, reforços adicionais na zona da porta do motorista e uma integração completa do Alexa com diferentes funções do sistema de infotainment do veículo para que o condutor possa operar sem as mãos.
Esse protótipo é tão somente o primeiro exemplar das 100.000 unidades que a Amazon pretende colocar nas ruas antes de 2030 e das quais, as primeiras 10.000 estarão rodando antes do final de 2022.