ROAD ROVER: UMA NOVA LINHA DE MODELOS DE RUA DA LAND ROVER CHEGARÁ EM 2019

De acordo com os britânicos da Autocar, o grupo Jaguar Land Rover lançará em 2020 uma nova e completa linha de modelos com a denominação Road Rover, um nome que a marca já quis utilizar nos anos 50, mas que depois de vários protótipos não chegou a se materializar em nenhum modelo de produção.
Os novos planos da marca contemplam a criação de uma nova série de modelos que se posicionará entre as atuais marcas do grupo, apresentando uma oferta de produto completamente diferente. O primeiro modelo é uma boa amostra disso, pois será um veículo do tamanho de um Jaguar XJ, de aspecto crossover, com certas aptidões fora do asfalto e que contará com um sistema propulsor completamente elétrico.
Esse novo modelo, do qual por enquanto não se conhece o nome, será apresentado no final de 2019 no Salão de Los Angeles, chegando às concessionárias em 2020. Seu principal mercado será os Estados Unidos e a China, e se posicionará como um tipo de rival para o Mercedes-Benz S Class em termos de luxo e requinte de detalhes, mas com algumas capacidades todo-terreno.
Os outros modelos da linha chegarão mais tarde, todos eles projetados para estrada, mas de aspecto crossover. Não há muitos detalhes técnicos sobre esses modelos, mas a Autocar especula com uma autonomia em torno dos 500 quilômetros e a possibilidade de contar com uma suspensão ajustável, que permita em um momento determinado, a possibilidade de tirar o veículo do asfalto.
Curiosamente, no seio da Land Rover, o conceito de veículo mais adaptado ao asfalto nascia originalmente em 1951, e tratava de criar um veículo a meio caminho entre as linhas Rover e Land Rover. A premissa era basicamente a mesma dos SUVs e crossovers atuais, veículos concebidos para o asfalto, mas que em um momento determinado possam circular sem grandes problemas pelas estradas de cascalhos ou terra sem maior problema.
Nesse momento foi criado um primeiro modelo com um aspecto muito próximo ao Land Rover da época, que evoluiu em 1956 com a criação de uma nova versão, mais estilizada, da qual chegaram a ser produzidos até 9 protótipos rodantes. O projeto realmente não prosperou, mas foi a base para que anos mais tarde a marca criasse o Range Rover, que em suas primeiras etapas chegou a portar inclusive o emblema Road Rover.