ROMAIN DUMAS E VOLKSWAGEN BATEM O RECORDE DE PIKES PEAK

Romain Dumas e Volkswagen já podem ostentar o recorde absoluto de Pikes Peak após conseguir a vitória na 96ª edição da mítica subida que é disputada no estado do Colorado (EUA). Um triunfo - o quarto de Dumas - que foi conseguido com o espetacular Volkswagen I.D. R Pikes Peak, protótipo de 680 cv com dois motores elétricos inscrito na classe ‘Unlimited’. Embora todos os atores desse projeto reduzissem as expectativas e afirmassem que o objetivo era conseguir o recorde da prova para um modelo elétrico, no final o trio formado por Romain Dumas, Volkswagen e o I.D. R quebraram o cronômetro após conseguir uma marca de 7:57.148.
O recorde de 8:13.878 marcado por Sébastien Loeb em 2013 com o Peugeot 208 T16 já é coisa do passado e a era elétrica chegou a Pikes Peak com o novo registro de referência marcado por Romain Dumas com o Volkswagen I.D. R. A vantagem de dezesseis segundos em relação ao recorde anterior não faz mais do que deixar patente o enorme trabalho completado pela Volkswagen Motorsport em seu protótipo elétrico de tração total. Simone Faggioli marcou um tempo final de 8:37.230 para terminar segundo pilotando desta vez um Norma M20 SF.
A terceira posição absoluta foi para Peter Cunningham no comando de um Acura TLX GT da categoria ‘Open’. O veterano piloto marcou um tempo de 9:27.352. Por outro lado, o pódio da classe ‘Unlimited’ foi completado com Fabien Bouduban, estreante como Faggioli, companheiro de equipe do italiano e que no entanto não conseguiu tirar todo o potencial do Norma M20 SF. Na verdade, marcou um tempo de 9:28.254. Por último, destaque para o triunfo na categoria ‘Open Wheel’ que foi para Paul Dallenbach com um tempo final de 9:37.135.