SALÃO DE BIRMINGHAM: OPEL FAZ ESTREIA MUNDIAL DO VIVARO
O novo Opel Vivaro combina a funcionalidade de um veículo comercial leve com o conforto e o design de um automóvel de passageiros. Com lançamento agendado para o próximo verão europeu, a segunda geração deste comercial campeão de vendas da Opel sobressai pela capacidade de impressionar, levando, pela primeira vez, a premiada filosofia de design da Opel ao segmento dos veículos comerciais leve. O novo e atraente visual do Vivaro é complementado com tecnologias modernas e muitos sistemas e equipamentos práticos e inovadores, sob o capô – onde se destaca a avançada propulsão BiTurbo – e no interior, o que faz do Vivaro um concorrente extremamente atrativo nesta importante classe de veículos. Por ano, são vendidos cerca de 50.000 unidades Vivaro, o que entrega ao modelo da Opel uma quota de 10 por cento no mercado europeu de furgões médios.
«O Opel Vivaro da segunda geração distingue-se pelo excelente nível de funcionalidade e qualidade. Após 13 anos de êxito no mercado, quisemos tornar o novo Vivaro ainda mais atraente e, ao mesmo tempo, elevar o nível dos seus atributos principais», explica Mark Adams, Vice-Presidente da Opel para a área do Design, descrevendo a missão da equipe do projeto. «O novo Vivaro tem elementos de design verdadeiramente originais, proporções ousadas e toques de requinte. Estas características conferem-lhe um caráter mais apurado e refinado, transformando-o num excelente cartão de visita de qualquer empresa.»
Simplesmente inconfundível: novo Opel Vivaro é robusto e elegante
O exterior do novo Opel Vivaro surge agora ainda mais elegante e moderno. Com uma grade ampla e proeminente, faróis elaborados e o vinco típico da multipremiada linguagem de design da Opel, o Vívaro exibe formas características dos modelos de automóveis de passageiros da marca.
Os faróis são executados em moldes pretos brilhantes com elementos cromados que os realçam. As luzes de condução diurna têm o típico desenho alado da Opel e a moderna e eficaz tecnologia LED, dando ao Vivaro um visual inconfundível. Em toda a sua elegância, com uma frente larga e uma traseira simples e prática, o Vivaro transmite claramente a robustez que os clientes exigem deste furgão quando o utilizam no dia-a-dia. Na perspectiva de perfil, destaca-se um vinco que flui desde a zona abaixo dos espelhos exteriores até aos arcos das rodas traseiras, inspirado no estilo dos modelos Insignia e Astra GTC.
Consoante à utilização que se lhe pretenda dar – um furgão robusto de trabalho, um veículo de representação profissional ou um confortável veículo de grande capacidade –, é possível escolher entre três níveis de acabamento. Além disso, a paleta de cores do novo Vivaro é composta por onze cores de série, com cinco acabamentos sólidos e seis acabamentos metalizados de duas camadas. Logo na altura do lançamento, ficarão disponíveis mais cores específicas para utilizações em frotas especiais. Assim, será possível encomendar um novo Vivaro à medida das necessidades profissionais e comerciais de cada indivíduo ou empresa.
Dois comprimentos, duas alturas de teto e ainda mais espaço
O versátil Opel Vivaro é um veículo adequado para praticamente todas as utilizações. A nova geração dá continuidade ao bem-sucedido conceito da diversidade das versões, estando disponível em várias configurações, com dois comprimentos/distâncias entre eixos e duas alturas, como furgão fechado, Combi, furgão de cabine dupla e furgão de transporte de passageiros (bus). O novo Vivaro surge agora ainda mais ajustado às várias necessidades de transporte do que o seu antecessor, visto que, em ambos os comprimentos - a primeira versão tem cerca de cinco metros e a segunda acrescenta-lhe cerca de 40 cm - é quase 22 centímetros mais longo, oferecendo assim um espaço extra igualmente perceptível no interior e que permite novas funcionalidades de transporte antes impossíveis.
Dois motores Diesel, incluindo tecnologia BiTurbo
Graças também a modernas tecnologias ao nível de motorização, o novo Vivaro oferece múltiplas escolhas para se ajustar a qualquer necessidade de transporte. Estes são os novos motores turbodiesel: um 1.6 CDTI, e um avançado 1.6 BiTurbo CDTI, com sobrealimentação sequencial e um sistema duplo de refrigeração do ar de admissão. Com dois turbocompressores que funcionam em conjunto, este motor alia a excelente ‘performance’ à elevada economia de combustível. Com as novas motorizações turbodiesel, o consumo de combustível em ciclo misto desce mais de um litro, ficando mesmo abaixo dos 6 l/100 km (dados provisórios) no caso do motor BiTurbo. Estes valores permitem que a nova edição deste popular e polivalente furgão da Opel se posicione no topo da sua classe.
A principal fonte de origem da gama Opel Vivaro é a fábrica da GM de Luton, no Reino Unido. As diferentes versões deste veículo comercial leve, desenvolvido em parceria com a Renault, saem da linha de montagem desde 2001. Até à data, foram produzidas cerca de 600.000 unidades. Em 2009, a fábrica inaugurou um centro de conversão de veículos para versões especiais, tais como veículos industriais e comerciais com plataforma, e prepara-se para expandir as suas atividades de produção com o Vivaro da nova geração. Isto permitirá que o novo Vívaro esteja disponível de fábrica em muitas versões e alargue as opções para dar conta de utilizações profissionais bastante específicas. Naturalmente, todas as modificações do veículo cumprem as rigorosas normas de qualidade da Opel.
A Opel divulgará em breve mais informações sobre as tecnologias e as flexíveis configurações do interior do novo Opel Vivaro.