SALÃO DE FRANKFURT DÁ O ADEUS DEFINITIVO, A CIDADE FICA FORA DA CORRIDA PARA A IAA 2021

Das sete grandes cidades alemãs que estão concorrendo para acolher a edição de 2021 do Salão de Frankfurt, já caíram quatro, entre as quais se encontra a própria Frankfurt. A feira do ano passado foi a última para um evento de porte mundial. Agora, a acirrada luta fica entre três, e cujo vencedor será decidido em fevereiro.
Parecia que os organizadores do Salão de Frankfurt (IAA) tomariam uma decisão definitiva no próximo mês de fevereiro, anunciando qual cidade alemã abrigaria o evento automobilístico, mas não foi assim. A VDA, a associação da indústria automotiva na Alemanha, preferiu ir descartando cidade por cidade das apresentadas.
Assim, depois de que na semana passada todas as cidades interessadas, sete no total, apresentaram seus dossiês com o seu compromisso para a nova plataforma de mobilidade em que se tornará a grande feira alemã, ontem soube-se que as cidades de Colonia, Stuttgart e Hannover não conseguiram seduzir os responsáveis da organização. E não é só isso, também é definitivo o adeus da cidade de Frankfurt.
No final do dia, foi comunicado que a cidade que sediou o evento de celebração bienal, sendo o principal protagonista das maiores estreias de 1951 até 2019, ficou fora da corrida, apesar das longas conversações e negociações entre as partes. Suas propostas para continuar com o contrato não surtiram efeito que, curiosamente, terminou no ano passado.
Agora, já podemos dizer que o Salão de Frankfurt passou para a história e restam três cidades como candidatas para a próxima edição da IAA em 2021: Berlin, Hamburg e Munich. As três apresentaram projetos muito interessantes, mas a terceira tem mais possibilidades, por sua experiência na organização de eventos, pelas instalações da cidade e porque prepara uma rede de conectividade 5G que estará pronta no meio deste ano, inclusive será possível utilizar as pistas de testes de alguns fabricantes e realizar demonstrações de condução autônoma em alguns trechos viários.
Frankfurt sediou o evento durante 70 anos e bateu recordes de assistência superando o milhão de visitantes durante muitos anos, até o ano passado de 2019, em que apenas ultrapassou o meio milhão de visitantes, em parte devido a um relaxamento e por não saber adaptar-se aos novos tempos, precisamente o desafio que enfrentará a cidade vencedora.