SALEEN S1 FOI APRESENTADO OFICIALMENTE EM LOS ANGELES

O preparador e fabricante americano Saleen finalmente apresentou o seu novo modelo esportivo próprio. Desde o espetacular Saleen S7 não surgia um carro que fosse fabricado a partir do zero com o emblema da marca de Steve Saleen, embora este parta do desenvolvimento de outro modelo.
Na verdade, o S1 é baseado no antigo projeto Artega GT, com o qual guarda ainda uma notável semelhança. Para esse projeto, Steve Saleen formou uma joint-venture com uma empresa chinesa - a Jiangsu Saleen Automotive Technology Co - que será a encarregada de produzi-lo e através da qual adquiriram os direitos da plataforma do esportivo alemão.
Como já dissemos em outra ocasião, trata-se do exemplo perfeito da globalização, pois o novo S1 é baseado a nível técnico em um desenvolvimento alemão (Artega GT) que por sua vez era baseado na plataforma de um modelo britânico (Lotus Evora) e será fabricado na China com um conjunto de motor e transmissão de origem americana.
Apesar de sua semelhança com o esportivo alemão, o novo Saleen S1 dispõe de um grande apelo, ao que se soma um conjunto de especificações de primeira ordem. Sua nova carroceria é realizada em fibra de carbono e apresenta novos traços, que a separam drasticamente do desenho original do modelo da Artega, embora seu perfil e proporções sigam sendo muito similares. As novas ópticas LED são muito atraentes, mas a forma triangular da cúpula dos faróis dianteiros fica bem estranha quando as luzes diurnas se encontram apagadas.
O motor é um Ford EcoBoost de 2.5 litros e 4 cilindros sobrealimentado, que produz 456 cv e 474 Nm de torque máximo, surgindo acoplado a uma transmissão manual de 6 velocidades. Seu peso é de 1.218 quilos e é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3.7 segundos com uma velocidade máxima de 289 km/h.
O novo Saleen S1 não estará disponível nos Estados Unidos até o segundo trimestre de 2018, mas a marca já aceita pedidos através de um depósito prévio de 1.000 dólares. O preço base parte dos 100.000 dólares, mas a empresa ainda não revelou a composição da linha e o equipamento do modelo.