SE CUMPREM 50 ANOS DAQUELE QUE PODE SER CONSIDERADO O PRIMEIRO MONOVOLUME ELÉTRICO

Em plena efervescência do carro elétrico chegam notícias curiosas como esta. Acontece que faz 50 anos que foi fabricado pela Suzuki o primeiro monovolume elétrico. Uma curiosidade, já que estamos diante daquele que pode ser considerado o primeiro veículo elétrico deste tipo.
O veículo era denominado Carry Van Electric e era conhecido com o código interno L40V. Seu ponto de partida foi o bem-sucedido furgão do mesmo nome, que ademais foi projetado pelo famoso designer italiano Giugiaro.
A nível global o Carry teve muito êxito no Japão devido à sua excelente habitabilidade apesar de suas contidas dimensões, 2.99 metros de comprimento, para cumprir com a legislação Kei Car - um tipo de veículo muito popular naquele país e que conta com condições fiscais vantajosas.
O Carry se adiantou à sua época graças a soluções que hoje são tendência nos monovolumes, como portas corrediças e uma ampla superfície envidraçada.
A versão elétrica não foi fabricada em série e de fato foi projetada para patrulhar o recinto da Exposição Universal de Osaka de 1970. A Suzuki fabricou 10 unidades que a organização do evento utilizou para diferentes funções. Atualmente se conserva um exemplar restaurado no Museu Suzuki de Hamamatsu.
Esta versão equipava uma bateria da Yuasa colocada debaixo do solo de forma que a habitabilidade não se viu comprometida com relação à versão com motor convencional, uma configuração que é utilizada ainda hoje em alguns veículos elétricos.
O Carry Electric tinha um motor de 60V com uma potência de 4.6 kW (pouco mais de 6 cv) que permitia uma velocidade máxima de 45 km/h, suficiente para o tipo de utilização que foi feito o veículo, assim como sua autonomia, que era de 50 quilômetros.