SÉBASTIEN OGIER VENCE EM MONTE CARLO

- O pódio da primeira prova do Mundial de Ralis de 2015 foi totalmente dominado pelos pilotos da Volkswagen
O piloto francês Sébastien Ogier, atual bicampeão mundial, garantiu, no último domingo (25), a vitória no Rally de Monte Carlo, primeira prova da edição de 2015 do Campeonato Mundial de Rallys (WRC), cujos três lugares do pódio foram conquistados pelos pilotos da equipe oficial da Volkswagen.
Depois de ter se beneficiado na sexta-feira, do acidente do francês Sébastien Loeb (Citroën) para subir à liderança e ganhar uma vantagem confortável, Ogier conseguiu controlar a corrida e gerir bem a vantagem em relação ao finlandês Jari-Matti Latvala, que terminou a prova monegasca na segunda posição, a 58 segundos do companheiro de equipe.
A terceira posição foi assegurada pelo norueguês Andreas Mikkelsen, que terminou a 2.12,3 minutos de Ogier, na frente do compatriota Mads Ostberg, quarto classificado e melhor piloto da formação oficial da Citroën na tabela final da primeira prova do ano, a 2.43,6 minutos do vencedor.
Esta foi a primeira vez desde 2003 que uma equipe conseguiu ocupar os três lugares do pódio na etapa de Mônaco do WRC, tendo a Volkswagen “imitado” a Citroën, numa altura em que curiosamente Sébastien Loeb foi terceiro, um ano antes de iniciar a série de nove títulos mundiais consecutivos.
Apesar da forte batida em uma rocha na sexta-feira e dos consequentes danos no Citroën DS3 WRC, Loeb, que planejava apenas participar nesta prova nesta temporada, ainda conseguiu terminar a prova no oitavo lugar, tendo sido o mais rápido em uma das três especiais do último dia, enquanto as outras duas foram lideradas por Kris Meeke (Citroën), inclusive a Power Stage, que valeu mais três pontos ao britânico.
Atrás dos três pilotos da Volkswagen e de Ostberg, o “top 10” do Rally de Monte Carlo ficou completo, por esta ordem, com Thierry Neuville (Hyundai), Dani Sordo (Hyundai), Elfyn Evans (M-Sport), Sébastien Loeb (Citroën), Martin Prokop (Ford Fiesta RS) e Kris Meeke (Citroën).
A segunda prova do Mundial de Rallys será disputada entre os dias 12 e 15 de fevereiro, na Suécia.