SIEMENS AJUDA NO PLANEJAMENTO DO TRÁFEGO DE SEATTLE

A Siemens implementou em Seattle, nos Estados Unidos, uma plataforma de gestão de tráfego integrado chamada Concert, que interligará os centros de controle de tráfego, os sistemas de semáforos em cruzamentos e os sistemas de orientação de estacionamento.
A interligação dos sistemas de planejamento e controle de tráfego por este software, independentemente de serem Siemens ou não, permitirá à cidade de Seattle tirar melhor proveito da sua infraestrutura rodoviária existente, diminuir o impacto de acidentes de tráfego de grandes dimensões, melhorar a gestão do tráfego em torno de grandes eventos, como concertos ou jogos de futebol, e reduzir o congestionamento em geral.
No âmbito deste projeto, a Siemens designou Seattle como um dos seus Centros de Excelência de Tecnologias de Tráfego Inteligentes fornecendo assim à cidade a sua tecnologia mais recente e inovadora, que permite expandir a infraestrutura do atual sistema de tráfego inteligente.
“Seattle está empenhada em melhorar as condições de tráfego dentro e em torno do centro da cidade, utilizando o mais avançado software e hardware. Por isso, estamos muito entusiasmados por termos a Siemens como parceiro tecnológico para nos ajudar a promover esta iniciativa”, afirmou Scott Kubly, Diretor do Departamento dos Transportes de Seattle. “Tecnologias inteligentes como o software Concert da Siemens ajudam-nos a reduzir o congestionamento, e por fim, a melhorar a experiência de condução tanto para os nossos cidadãos como para quem nos visita”, concluiu.
“Circundada por água e montanhas, o corredor estreito que liga o norte ao sul de Seattle cria situações de tráfego únicas e desafiadoras”, explicou Marcus Welz, responsável da Siemens Intelligent Traffic Systems nos EUA. “A nossa plataforma de software inteligente passará a interligar sistemas de tráfego tradicionalmente separados dentro e em volta de Seattle, disponibilizando assim uma melhor visão sobre o fluxo de tráfego e o impacto de acidentes, o que em última análise, nos habilita a melhorar o tráfego e a qualidade de vida dos moradores e visitantes”.
A plataforma Concert vai integrar o sistema de controle de tráfego TACTICS da Siemens com o sistema de gestão de informação dinâmica existente da cidade, o sistema local de informação de tempos de viagem, e o sistema de autoestradas do Departamento de Transportes de Washington (WSDOT).
O software irá consolidar, numa plataforma central de gestão, os dados das respectivas plataformas de tráfego e de outras fontes, como serviços de informação meteorológica e de locais de obras nas estradas, e ainda dados de tráfego especiais, no caso de eventos como concertos ou jogos de futebol que são realizados dentro e ao redor da cidade.
Graças aos dados resultantes da coleta feita pelo software Concert, a cidade de Seattle terá uma vista abrangente e em tempo real da situação do tráfego, como disporá ainda de uma poderosa ferramenta para melhorar a gestão da rede de transportes como um todo. A vasta informação será ainda disponibilizada a operadores, viajantes, sistemas de controle de tráfego e planejadores de tráfego através de mapas dinâmicos, painéis de mensagens e de informações na página do WSDOT para otimizar a mobilidade e segurança em Seattle, diminuindo simultaneamente os impactos ambientais do tráfego.
Atualmente, a plataforma Concert da Siemens é utilizada pelo Departamento de Transportes da Carolina do Sul e tem sido instalada em cidades em todo o mundo, incluindo Atenas, na Grécia, Berlim, na Alemanha, Cracóvia, na Polônia, e Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.