SISTEMA DE INJEÇÃO DE ÁGUA DA BMW CHEGARÁ AOS MODELOS DE PRODUÇÃO EM SÉRIE EM 2019
Há aproximadamente um ano e meio, a BMW apresentava seu novo veículo para realizar as funções de ‘safety car’ no Campeonato Mundial de Motociclismo, o BMW M4 MotoGP Safety Car. Além de todo o sistema de radio, luzes e adesivos específicos para desenvolver a função, o BMW M4 contava com um sistema bastante chamativo para melhorar a eficiência do motor de 6 cilindros em linha com sobrealimentação: a injeção de água.
Um dos fatores que limitam o desempenho de um motor é a alta temperatura interna do propulsor. Se na câmara de combustão (antes que o combustível e o ar queimem) há uma elevada temperatura, é possível que a mistura entre ar e combustível explodam de forma descontrolada e antes de tempo, podendo produzir diversos danos nas peças do motor devido à batida das bielas. Hoje em dia graças à eletrônica e à possibilidade de variar os tempos e momentos da injeção, é pouco provável que cheguem a ocorrer danos internos.
No entanto, embora a injeção controlada de forma eletrônica se encarregue de evitar essa explosão não desejada de combustível, seguimos sem poder injetar a quantidade de combustível no momento adequado onde uma combustão dará mais rendimento, pois as altas temperaturas seguem estando aí. Esse problema é ainda maior nos motores com sobrealimentação, já que ao comprimir o ar para injetar mais quantidade, ele esquenta, de modo que a temperatura na câmara de combustão é muito alta antes que se produza a explosão.
A solução apresentada pelo BMW M4 MotoGP Safety Car era pulverizar uma pequena quantidade de água no coletor de admissão através de injetores. Com isso se consegue reduzir parcialmente as altas temperaturas, de modo a poder atrasar o momento da injeção e obter um rendimento mais alto do motor. Dessa maneira, o sistema reduz também o consumo de combustível, já que para obter o mesmo desempenho necessita uma menor quantidade de combustível, e baixa as emissões poluentes produzidas pela combustão.
Agora surge a notícia de que esse sistema, produzido pela Bosch, começará a ser implantado nos modelos de produção em série da BMW a partir de 2019. O fabricante alemão declara que com o sistema de injeção de água, seus veículos poderão reduzir em 4% as emissões de CO2 e melhorar a eficiência de combustível em 13%.