SKODA AFRIQ: O KAMIQ TRANSFORMA-SE PARA SER UM CARRO DE RALLY

Os estudantes da Escola de Formação Profissional da Skoda já estão trabalhando para dar vida a um novo veículo único. Um projeto que está em andamento, e no qual estão envolvidos um total de 25 estagiários. Já é uma tradição anual. Este novo projeto acaba de ser batizado de Skoda Afriq, o nome escolhido para o oitavo carro criado pelos estudantes checos.
A escolha do nome Afriq não é casual, já que faz referência direta ao lendário Rally Dakar na África. Uma das provas automobilísticas mais duras e exigentes do mundo. Além disso, devemos considerar que, como bem destacou recentemente a própria marca, o objetivo final deste projeto não é outro que transformar o Skoda Kamiq em um carro de rally.
No processo de projeto e desenvolvimento deste novo modelo também está participando a Skoda Motorsport. É a primeira vez na história do tradicional projeto anual em que os aprendizes contam com a ajuda da divisão esportiva da Skoda. A versão de rally do crossover subcompacto Kamiq exibirá um aspecto próprio dos veículos que competem na mencionada prova.
Além de confirmar como se chamará, a Skoda revelou um novo esboço onde se pode vislumbrar o design que exibirá o novo Afriq. Um modelo que mede 4.362 mm de comprimento e cuja distância entre os eixos é de 2.649 mm. Os alunos estão incorporando inúmeras ideias novas e incomuns sempre sob a tutela dos profissionais da Escola de Formação Profissional da Skoda.
Engenheiros e funcionários da Skoda nas áreas de Desenvolvimento Técnico, Projeto e Produção, estão sempre atentos nos passos dados pelos estudantes que estão participando do projeto. Além disso, não devemos esquecer o pessoal da Skoda Motorsport.
A experiência da Skoda no rally Dakar também está voltada para esse projeto. Na 40ª edição do rally do deserto em 2018, um Kodiaq se converteu no primeiro Skoda da história a participar nessa prova. O SUV da Skoda de maior tamanho na Europa foi utilizado na América do Sul como veículo de apoio para a equipe checa Barth Racing. O modelo, totalmente de série, superou a rota de quase 10.000 quilômetros através do Peru, Bolívia e Argentina.