SKODA ANUNCIA TRÊS NOVOS CARROS ELÉTRICOS PARA 2026
A Skoda divulgou recentemente um comunicado de imprensa onde reafirma seu compromisso de tornar seu negócio mais sustentável e de eletrificar sua linha de veículos de forma progressiva.
O anúncio também confirmou que o fabricante checo, propriedade do Grupo Volkswagen, lançará três veículos elétricos totalmente novos para 2026 e espera que 70% dos veículos vendidos sejam totalmente elétricos para o final da década, já que passará a vender unicamente veículos elétricos depois de 2035.
Dos três novos veículos elétricos da Skoda, sabemos que um deles será um crossover pequeno que a marca já anunciou e que será geminado com modelos da Volkswagen e SEAT.
Esta oferta elétrica menor será construída sobre uma versão simplificada da plataforma MEB, denominada MEB Lite, e que ao contrário dos veículos fabricados sobre a versão standard da plataforma, os desenvolvidos sobre a versão Lite serão de tração dianteira em suas versões básicas (ID.3 e ID.4).
O segundo modelo poderá ser um substituto totalmente elétrico do atual Octavia, que supostamente dispensa a plataforma MEB que a Skoda utiliza para sustentar o crossover Enyaq (agora também disponível como o mais elegante Enyaq Coupe), e será construído sobre a nova arquitetura EV sob medida do grupo Volkswagen chamada SSP (cujo nome é a abreviatura de Scalable Systems Platform).
Esta plataforma é importante porque a Volkswagen a considera como a arquitetura que substituirá as suas atuais plataformas térmicas, assim como a MEB e a PPE (Premium Platform Electric, que é utilizada nos novos modelos Porsche Macan EV e Audi Q6 E-tron), proporcionando uma única solução para uma ampla gama de estilos de veículos.
Vale a pena destacar que a Skoda pode não ter se referido ao hipotético substituto elétrico do Octavia. Informes anteriores indicavam que os três novos carros elétricos seriam um modelo subcompacto, um SUV compacto e um crossover de sete lugares maior, que a empresa adiantou com o concept Vision 7S (na imagem), que foi revelado no princípio deste ano.
O concept Vision 7S também nos dá uma ideia bastante boa de para onde se dirige o design da Skoda na próxima década, já que revela a importante atualização da identidade corporativa que a marca tem preparada.
Em outras palavras, antecipa a estética básica de todos os modelos que serão apresentados no final da década e possivelmente mais além, de modo que em relação aos estudos de design, este é bastante significativo.