SKODA APRESENTARÁ SEU PRIMEIRO MODELO ELÉTRICO NO SALÃO DE XANGAI

A estratégia de eletrificação do Grupo Volkswagen vai de vento em popa e a toda vela. O grupo alemão segue trabalhando para que o lançamento comercial de seus futuros carros elétricos e autônomos seja o mais rápido possível. Hoje se sabe que a Volkswagen e a SEAT já contam com modelos elétricos em suas linhas, faltando apenas a checa Skoda ter o seu modelo, entre as marcas generalistas.
A marca checa é a que conta com o catálogo de produtos mais curto de todo o grupo, mas isso está mudando com o lançamento do Kodiaq. No entanto, Bernhard Maier, CEO da Skoda, deu várias declarações sobre esse assunto no Salão de Genebra.
De acordo com Maier, o fabricante checo estará em condições de apresentar aquele que será o seu primeiro modelo elétrico no próximo Salão de Xangai. Segundo o CEO da Skoda “em Xangai iremos mostrar uma surpresa. Daremos uma visão do que será a mobilidade elétrica para a Skoda”. O que ele não explicou é o tipo de carro que apresentarão e o segmento que pertencerá o primeiro carro da empresa impulsionado por baterias.
Maier não especificou se será um modelo elétrico sobre a base de um já existente ou um de concepção 100% nova. No entanto, o alemão deixou claro que “vamos ter primeiro um plug-in híbrido em 2019 e o primeiro veículo totalmente elétrico chegando depois, em princípio está planejado para chegar ao mercado em 2020”.
Se considerarmos a tecnologia que o grupo VW conta em veículos elétricos, a Skoda poderá trazer ao mercado várias alternativas. A primeira e mais simples será um urbano baseado no e-Up! e no e-Mii que já são fabricados por suas marcas irmãs. Isso poderia ser feito tomando como base o Citigo. A segunda poderá vir através de um todo-terreno, pois a nova plataforma MEB seria perfeita para isso. Por último, podemos estar falando de um sedan tradicional. Nesse campo a empresa é especialista e poderá ser um modelo que encaixe perfeitamente em sua linha.