SKODA CELEBRA OS 55 ANOS DO INÍCIO DA PRODUÇÃO DO SKOPAK NO PAQUISTÃO

Há cinquenta e cinco anos, um importador local em Karachi, Paquistão, começou a produzir o Skoda Skopak. A pick-up, baseada no Skoda Octavia Combi, foi desenvolvida especificamente para as necessidades do mercado local. O projeto técnico foi liderado por Josef Velebny, que se baseou em sua experiência com o Skoda Trekka, um modelo criado para a Nova Zelândia. No total, cerca de 1.400 veículos foram construídos em diversas versões.
O projeto Skopak é um dos capítulos menos conhecidos da história de 130 anos da Skoda Auto. Lançada no Paquistão em maio de 1970, a robusta pick-up era um modelo sob medida, projetado para atender às necessidades específicas dos clientes.
Os veículos Skoda - em particular o Skoda 1000 MB - já eram exportados para o Paquistão desde meados da década de 1960. A importadora local, Haroon Industries Ltd, sediada na cidade portuária de Karachi, propôs em 1967 a ideia de construir um veículo simples e robusto, adaptado ao mercado local. O conceito foi inspirado no Trekka, um derivado neozelandês do Skoda Octavia, também adequado para uso off-road leve. O primeiro protótipo do Skopak foi revelado na primavera de 1969, sendo a designação do modelo uma mistura de ‘Skoda’ e ‘Pakistan’. O engenheiro Josef Velebny, responsável pelo design técnico, aproveitou ao máximo sua experiência anterior com o Trekka. Ele se mudou para o Paquistão para apoiar o projeto, com a produção em série do Skopak sendo lançada em maio de 1970.
O veículo foi construído sobre o chassi do Octavia Combi, que foi enviado para Karachi desmontado. Uma estrutura de aço formava a base do veículo, na qual painéis de fibra de vidro podiam ser facilmente aparafusados. Essa abordagem modular inteligente possibilitou a produção de diversas versões, sendo a mais básica um veículo de dois lugares com simples tiras de tecido em vez de portas.
Apesar do seu tamanho compacto - 4.2 metros de comprimento, 1.64 metros de largura e 1.25 metros de altura - o Skopak podia transportar uma carga útil de meia tonelada e rebocar um trailer de até 750 kg. Sua altura podia ser reduzida para apenas 1.1 metros rebatendo o para-brisa - um recurso prático para navegar em trilhas fora do comum, por exemplo, sob árvores caídas.