SKODA ELROQ: O FABRICANTE CHECO REGISTRA O NOME DO SUBSTITUTO DO SKODA CITIGO iV

Um informe publicado pela agência de notícias ‘Europe Autonews’ destaca que a Skoda será a encarregada de desenvolver a nova família de modelos elétricos ‘Small BEV’. Uma responsabilidade que a Volkswagen atribuiu à marca checa, dada a especialização desta empresa na concepção de modelos de baixo custo. Uma das mais importantes qualidades que deve ter esta linha para que seu preço de venda fique abaixo dos 20.000 euros, sejam acessíveis e, o mais importante, gerem lucros.
Acontece que, como já admitido pela Skoda, o Citigo iV foi um êxito de vendas, mas na verdade não gerou lucros, ao contrário, custou dinheiro. Ainda assim, a Skoda conseguiu com este modelo ganhar um espaço na categoria, hoje exclusiva dos urbanos elétricos. A empresa de Mladá Boleslav tem grandes planos de futuro com novos carros elétricos, entre eles um utilitário que atenderá como o Citigo mais sustentável, e que se situará à altura do novo Fabia, substituindo este modelo no final de seu ciclo de vida. Este modelo de zero emissões, relatado pela ‘Europe Autonews’, é conhecido como Skoda Elroq.
A marca checa solicitou o registro deste nome comercial a nível internacional no final do último mês de fevereiro, com um estado atual de ativo. No entanto, no final do último mês de julho também solicitou sua proteção em mercados muito singulares, como em Cingapura, Nova Zelândia, Islândia e Austrália, de modo que cabe pensar que o futuro elétrico seja de produção global e que também chegue a estes países.
O novo elétrico será um gêmeo técnico do futuro SEAT Acandra, e também terá uma versão com o emblema da Volkswagen. Os três serão desenvolvidos sobre a plataforma SSP, a nova arquitetura de carros elétricos que permite diferentes carrocerias de todos os segmentos, de modo que se trata de uma estrutura mais avançada que a MEB. Em particular, e muito interessante, é que manterão a tração dianteira, em lugar da traseira.
Com uma identidade própria para cada um, o Skoda Elroq contará com um pacote de baterias de baixa capacidade entre os eixos, mas suficiente para conseguir cerca de 300 quilômetros de autonomia, e será fabricado pela SEAT em suas instalações de Martorell. O modelo checo, assim como seus irmãos, será apresentado ao longo de 2024, sendo todos colocados à venda em 2025.