SKODA ENYAQ iV: O SUV ELÉTRICO MOSTRA SEU DESIGN ANTES DA ESTREIA

No próximo dia 1º de setembro, a Skoda dará um grande passo na implementação de sua estratégia de mobilidade elétrica. O Enyaq iV elétrico será o primeiro veículo de produção em série da Skoda baseado na plataforma modular MEB do Grupo VAG, concebida especificamente para a eletrificação.
De acordo com a Skoda, o Enyaq iV combina as virtudes típicas da marca, como um generoso volume de espaço, um design emotivo e proporções bem equilibradas, com uma experiência de condução equilibrada.
O perfil do novo Enyaq iV dá uma ideia das proporções do novo carro-chefe elétrico. Uma parte frontal curta e uma linha de teto alongada criam um exterior dinâmico e ao mesmo tempo oferecem uma generosa quantidade de espaço interior.
O Enyaq iV estará disponível com uma opção de propulsão e tração nas quatro rodas, três tamanhos de bateria e cinco níveis de potência. O Enyaq iV pode ser carregado rapidamente, com uma capacidade máxima de 125 kW e a autonomia poderá chegar aos 500 km.
O modelo elétrico do fabricante checo mede 4.648 mm de comprimento, 1.877 mm de largura e tem uma altura de 1.618 mm. Sua distância entre-eixos é de 2.765 mm e o porta-malas conta com uma capacidade de 585 litros. A soleira de carga, por tratar-se de um SUV, está situado em uma posição baixa.
A estreia mundial do veículo também marcará o início da venda antecipada. A produção em série do modelo começará no final de 2020 e o seu lançamento no mercado está previsto para o princípio de 2021. Será oferecida também a versão de equipamento ‘Founder’s Edition’, dotada de equipamentos especiais e um aspecto diferente, com uma produção limitada a 1.895 unidades que celebrará a fundação da empresa há 125 anos.
Nas versões básicas, o motor traseiro impulsiona as rodas traseiras. As versões mais potentes dispõem de um segundo motor elétrico situado na parte dianteira para transmitir o torque ao solo mais eficazmente. A versão mais potente do modelo pode inclusive rebocar cargas de até 1.200 kg, em caso de necessidade.
O modelo básico é o Enyaq iV 50 e sua bateria de íons de lítio tem uma capacidade bruta de 55 kWh (líquida: 52 kWh). O motor elétrico montado na parte traseira entrega 109 kW, oferecendo uma autonomia máxima de até 340 km. Esta se eleva até os 390 km no Enyaq iV 60 de 132 kW equipado com uma bateria de 62 kWh (líquido: 58 kWh). O Enyaq iV 80 de 150 kW tem a maior autonomia, 500 km no ciclo WLTP. Sua bateria de 82 kWh (líquido: 77 kWh) também é usada nas duas versões equipadas com um segundo motor elétrico e, portanto, com tração total: o 80X e o vRS, de 195 kW e 225 kW de potência, respectivamente. O modelo topo de linha acelera de 0 a 100 km/h em 6.2 segundos, e atinge uma velocidade máxima de 180 km/h.
Como parte da estratégia da marca, está previsto o lançamento de mais de dez modelos eletrificados até o final de 2022. O Skoda Enyaq iV estreará em Praga no próximo dia 1º de setembro.