SKODA ENYAQ LAURIN & KLEMENT: MAIS POTÊNCIA, AUTONOMIA E EQUIPAMENTO
A Skoda acaba de revelar as novas versões Laurin & Klement (L&K) de seus SUV elétricos, os Skoda Enyaq iV e Enyaq Coupe iV, que além do equipamento adicional e detalhes de design, estreiam motor e bateria, oferecendo maior desempenho e autonomia que o resto da linha.
O novo Enyaq L&K 85 introduz um novo propulsor elétrico de 210 kW (286 cv) de potência, que más adiante será oferecido em outros produtos elétricos da marca checa. Basicamente, trata-se do mesmo motor revelado no Volkswagen ID.7.
Apesar de haver versões de tração traseira (85) e total (85x), a potência é a mesma em ambos os casos. Além disso, estes L&K estreiam também uma nova bateria de maior capacidade. Embora a marca não tenha anunciado, supomos que se trata da mesma de 86 kWh do ID.7, ligeiramente maior que a de 77 kWh do Enyaq iV 80.
Graças à nova bateria, o Enyaq 85 anuncia uma autonomia de 570 quilômetros no ciclo WLTP, em relação aos 544 quilômetros do Enyaq 80. Além disso, graças ao aumento de potência, o SUV checo agora pode acelerar de 0 a 100 km/h quase dois segundos mais rápido, parando o cronômetro em 6.7 segundos, no caso da versão de tração traseira.
A Skoda também introduziu novidades no sistema elétrico, como o pré-aquecimento da bateria (chegará este ano ao restante da linha Enyaq), e reduziu os tempos de carga do modelo, que agora necessita de apenas 30 minutos para passar de 10 a 80% de carga usando corrente contínua.
Como todas as versões Laurin & Klement do catálogo da Skoda, os Enyaq e Enyaq Coupe incorporam a grade ‘Crystal Face’, iluminada por 131 diodos LED, os faróis Matrix LED, grandes rodas de 20 polegadas de diâmetro (21 polegadas opcional), estofamento de couro, bancos dianteiros ventilados e com função massagem, pedaleira de alumínio e diferentes emblemas L&K, por dentro e por fora.
No exterior surgem também detalhes específicos em cinza Platinum, enquanto o sistema multimídia conta com uma nova interface de usuário, com menus redesenhados. O fabricante anunciou também que, com o lançamento desta versão, deixará de utilizar a denominação iV em seus elétricos.
Lembrando que o nome de Laurin & Klement vem dos nomes dos dois fundadores da empresa checa, Václav Laurin e Václav Klement, que inicialmente fabricavam bicicletas. Por enquanto não foram anunciados os preços destas novas versões L&K do SUV elétrico da casa.