SKODA ENYAQ RS iV 2023: A VERSÃO PRÁTICA E VERSÁTIL DO SUV ESPORTIVO ELÉTRICO
Não é o primeiro Skoda RS 100% elétrico da marca, mas o Skoda Enyaq RS iV 2023 é um modelo muito interessante. Seguindo os passos do Skoda Enyaq Coupe RS iV, o primo checo em termos de desempenho do Volkswagen ID.4 GTX conta com 300 cv (220 kW) de potência e 460 Nm de torque. Graças a isso se coloca como o pináculo da linha.
O Skoda Enyaq RS iV é, junto à versão coupe, o automóvel de produção mais potente da marca, situando-se logo acima do potente Skoda Superb Sportline 2.0 TSI. Acelera de 0 a 100 km/h em apenas 6.5 segundos e alcança uma velocidade máxima de 180 km/h. O topo da linha conta com dois motores e tração total.
Como já era esperado, utiliza o pacote de baterias maior, de 82 kWh. O Enyaq Coupe RS iV conta com um coeficiente aerodinâmico notavelmente baixo de 0.234. Entretanto, no novo Enyaq RS iV é de 0.265, de modo que a autonomia WLTP foi reduzida dos 545 km a nada despreciáveis 500 km.
Pode ser carregado em pontos de carga rápida de CC de até 135 kW, neste caso levando 36 minutos para passar de 10 a 80% de carga. Aos habituais modos de condução Eco, Comfort, Normal e Sport se une o Traction, projetado para superfícies escorregadias e caminhos sem pavimento. Oferece tração total constante em velocidades de até 20 km/h.
Além de sua potente configuração elétrica, a versão RS se destaca por sua pintura Mamba Green herdada do Octavia RS. O modelo estandarte tem a grade dianteira iluminada da empresa, também conhecida como ‘Crystal Face’, faróis Matrix LED e luzes traseiras LED. Também há uma variedade de detalhes em preto em todo o exterior.
São combinados com uma insígnia RS verde montada nos para-lamas dianteiros. Comparado com um Enyaq normal, é 10 mm mais baixo graças a uma suspensão esportiva que é equipada de série. O tamanho das rodas de série é de 20 polegadas, embora alternativamente se possa optar por outras de 21 polegadas.
No interior surgem bancos esportivos com maior suporte lateral e apoios de cabeça integrados. O tecido Suede em preto é utilizado para os bancos e o painel, onde as costuras verdes proporcionam um efeito de contraste. Também há algumas molduras imitando fibra de carbono nas portas, um teto e pilares em preto e um volante achatado em sua extremidade inferior.
O modelo estará à venda no próximo ano, de modo que ainda restam alguns meses para conhecer seu preço e todo o equipamento.