SKODA KODIAQ 2021: O CROSSOVER CHECO DE RECEBE ATUALIZAÇÃO

O esperado facelift do Skoda Kodiaq já é uma realidade. A primeira geração do crossover checo sofre uma relevante atualização, uma renovação de meio ciclo de vida que lhe permitirá enfrentar o resto de vida comercial que tem pela frente. A Skoda realizou importantes mudanças a nível estético (exterior e interior), de equipamento tecnológico e no que diz respeito à mecânica.
A Skoda iniciou a produção do Kodiaq em 2016 em sua fábrica de Kvasiny, na República Checa. No último mês de março de 2021 a produção acumulada superava a barreira das 600.000 unidades. Estamos diante de um veículo global, que também é fabricado na Índia, China e na Rússia. Seus emplacamentos o posicionam de maneira clara como um dos melhores SUVs de 7 lugares.
Com relação às mudanças feitas no Kodiaq, quanto ao design exterior basta dar uma rápida olhada nas imagens para descobrir as mudanças mais relevantes. A parte dianteira mostra-se mais chamativa graças ao grande capô, a nova grade hexagonal com nervuras duplas e faróis com tecnologia LED e cuja forma é mais delgada.
A tecnologia Full LED Matrix estreia na linha Kodiaq. Dependendo do acabamento será oferecida como opcional ou de série. Também cabe mencionar os faróis antineblina dianteiros. O para-choque frontal foi redesenhado e o defletor se adapta a todas estas mudanças. A vista lateral não exibe grandes novidades além dos novos desenhos de rodas que alcançam as 20 polegadas. De série conta com rodas de 17 polegadas.
E terminando o tour pelo exterior na traseira, surge um novo difusor e um para-choque revisado. Outro detalhe a destacar é o spoiler traseiro em preto brilhante, onde a terceira luz de freio está incorporada. Além disso, as novas lanternas traseiras são mais finas e contam com tecnologia Full LED. E dependendo do acabamento conta com intermitentes dinâmicos.
Quanto ao interior do novo Kodiaq também há novidades que devem ser destacadas. O ambiente agora é mais confortável e tecnológico. O renovado modelo da Skoda continuará estando disponível em versões de 5 e 7 lugares. A terceira fila de bancos é opcional e pode ser ocupada por passageiros adultos de estatura considerável.
Os novos bancos dianteiros ergonômicos podem contar com função de ventilação e massagem. O sistema de iluminação LED ambiental tem agora mais funções e foram incorporados novos estofamentos. Os materiais para as inserções e os ambientes do habitáculo variarão dependendo do acabamento configurado. O volante multifuncional também mudou e pode contar com aquecimento.
Nas versões com transmissão automática DSG, o volante também pode ser equipado com paddle shifts. E para os condutores que curtem uma boa música, está disponível de forma opcional um equipamento de som CANTON.
A dotação tecnológica é muito boa e o novo Kodiaq é um SUV conectado. O centro nevrálgico do habitáculo é uma tela táctil de até 9.2 polegadas, um componente fundamental para manejar o sistema de infotainment Columbus. Os sistemas multimídia Bolero e Amundsen são acompanhados de uma tela táctil de 8.0 polegadas. Pode-se utilizar o Apple CarPlay e Android Auto.
Entre o equipamento tecnológico opcional há um carregador sem fios para smartphones compatíveis. Também há diferentes conectores USB tipo C para conectar e carregar dispositivos móveis. E se não bastasse, há um quadro de instrumentos digital com tela de 10.25 polegadas que permite escolher entre diferentes modos de visualização.
Por outra parte, e através do aplicativo MySkoda, pode-se contar com acesso remoto ao veículo para controlar diferentes funções e consultar informação relevante.
O renovado Kodiaq não aposta na eletrificação. A Skoda optou por realizar diversos ajustes na parte mecânica com o objetivo de estruturar uma oferta com motores que ofereçam um ponto de equilíbrio entre desempenho e eficiência. Há dois motores diesel e três a gasolina. A faixa de potência abrange entre 150 e 245 cv da alternativa de maior desempenho.
Dependendo do motor escolhido há uma transmissão manual de 6 velocidades ou uma caixa automática DSG de dupla embreagem e 7 relações. Além disso, pode-se optar entre um sistema de tração dianteira ou de tração 4x4.
Este facelift significa também o regresso do Skoda Kodiaq RS. A versão mais esportiva, potente e exclusiva, aproveita esta atualização para renovar-se e seguir presente em uma categoria mais elitista.
Com relação às vendas, o lançamento comercial do novo Kodiaq na Europa acontecerá no mês de julho de 2021. A linha será composta pelos níveis de acabamento Active, Ambition, Style, L&K, Sportline e RS. Uma vez que se aproxime sua data de lançamento, a Skoda informará o resto dos detalhes, como o equipamento de série e os preços.