SKODA OCTAVIA CELEBRA SEU 20º ANIVERSÁRIO

Em abril de 2016, o Skoda Octavia celebra seu 20º aniversario como um dos pilares centrais da marca checa. Com mais de cinco milhões de unidades vendidas em duas décadas e com três gerações nas costas, o Octavia é uma amostra da polivalência do sedan compacto, que oferece ainda uma carroceria perua, versões 4×4 e as potentes versões RS.
Tudo remonta a 1992. Um ano após a Skoda ter se unido ao Grupo Volkswagen, inicia-se o projeto de desenvolvimento inicial de um modelo completamente novo: o Octavia. Adota-se uma plataforma de novo desenvolvimento, se cria uma estrutura robusta de carroceria e a equipe de design da marca checa, liderada pelo Designer Chefe, Dirk van Braeckel, criava a forma da carroceria da primeira geração no centro de desenvolvimento em Mladá Boleslav.
Foi dada especial atenção ao desenvolvimento da segurança ativa e passiva, com airbags frontais e laterais (na época uma novidade na marca), assim como a tampa traseira ‘liftback’ que permitia o acesso a um compartimento de carga de 528 litros ampliáveis a 1.328 litros se os bancos traseiros fossem rebatidos.
Quando chega 1996, o ano de lançamento, o Skoda Octavia de primeira geração é apresentado com dois motores a gasolina de quatro cilindros e um propulsor turbodiesel. O motor de acesso à linha do sedan é o 1.6 MPI de 75 cv, enquanto que o 1.8 litros de 20 válvulas se situava acima com 125 cv. A excelência era o motor turbodiesel de injeção direta 1.9 TDI com 90 cv. Mais tarde também se acrescentou à linha um motor mais econômico 1.9 SDI de 68 cv e um 1.8 20V de 150 cv turbo.
Depois de dois anos a Skoda lançava a versão familiar, o Octavia Combi. A estreia mundial foi em 1998 no Salão de Genebra, chegando ao mercado em maio desse mesmo ano. A versão familiar se tornou rapidamente em um veículo bem sucedido com excelentes vendas, apoiando o sucesso da família Octavia, enquanto que em 1999 estreou o Octavia Combi com tração nas quatro rodas.
Apesar de em meados da década de 2000 ter chegado à segunda geração do Skoda Octavia, a primeira não cessou sua produção até novembro de 2010 e durante os 14 anos que esteve na ativa foram fabricados 970.000 sedans e 470.000 peruas. A segunda geração foi ainda melhor, produzindo 1,6 milhões de sedans entre 2004 e 2013 e 900.000 peruas no mesmo período. Tecnologias como os motores a gasolina de injeção direta e a transmissão automática DSG fizeram sua estreia nesta segunda geração.
A terceira geração do Skoda Octavia chegou ao mercado em novembro de 2012 e no final de março de 2016 foi alcançado o milhão de unidades produzidas dessa geração. No total foram contabilizados cinco milhões de Octavia produzidos desde o primeiro lançamento do modelo em 1996. As fábricas localizadas na China, Índia, Rússia e Casaquistão complementam a produção da planta principal de Mladá Boleslav, na República Checa.
Por outro lado, destaque para a polivalência do Skoda Octavia. O modelo surgido em 1996 foi adaptando-se às diferentes opções de carroceria demandadas pelos clientes. Desde o Octavia Combi para as famílias, até o Octavia Scout destinado aos clientes mais aventureiros, um prelúdio dos SUVs atuais, passando pelas versões do Octavia RS, disponível em ambas as carrocerias, assim como a edição especial Octavia RS 230 e o Octavia RS 4×4.