SKODA OCTAVIA PRO DE CHASSI LONGO ESTREIA NA CHINA COM UM ESTILO MAIS ESPORTIVO

As versões mais características do mercado chinês são as de chassi alongado. Versões ligeiramente estendidas cuja única finalidade é oferecer mais espaço para as pernas dos ocupantes do banco traseiro. Uma configuração que poderíamos denominar como uma limousine, mas que por algum motivo não é usada pelos chineses em veículos de representação e de uso com chofer, mas nos carros de passeio de uso pessoal. Já que consideram este espaço extra no banco traseiro como um símbolo de status.
Por isso podemos encontrar versões alongadas em praticamente todos os segmentos do mercado, mas por norma geral elas só são desenvolvidas sobre veículos do tipo sedan, incluindo os sedans de tamanho compacto e de perfil fastback, como é o caso do novo Skoda Octavia.
O sedan checo não se livra de uma destas versões e acaba de lançar na China o novo Skoda Octavia Pro. Um nome bastante curioso, já que é idêntico ao utilizado pela Suzuki na nova versão comercial do Jimny que acaba de ser lançada. Mas essa versão do todo-terreno japonês dispensa por completo o banco traseiro, ao contrário desta nova versão longa do Octavia, que precisamente concede mais espaço e destaque para os ocupantes desta área do habitáculo.
O novo Skoda Octavia Pro não é simplesmente um Octavia ligeiramente estirado, pois estreia uma nova configuração estética e algumas modificações de chassi. Sua principal característica é precisamente seu novo comprimento total, que agora é de 4.753 mm. Isso significa que o Octavia Pro é 64 mm mais longo que a versão padrão do modelo, mas o novo tamanho não foi obtido simplesmente esticando a distância entre os eixos, pois ela cresceu apenas 44 mm. O resto corresponde aos novos para-choques.
Curiosamente, esta versão sofreu pequenas mudanças estéticas para torná-la mais esportiva e agressiva visualmente. Por isso que estreia novos para-choques com maiores entradas de ar e formas um pouco mais afiladas e dinâmicas. Embora não sejam idênticos, estão claramente inspirados nas versões RS do sedan checo.
A nível mecânico só haverá uma versão, um motor de 4 cilindros com 1.4 litros e sobrealimentado, que entrega 150 cv e que surge acoplado exclusivamente a uma transmissão automática de dupla embreagem DSG de 7 velocidades. Outra novidade é o eixo traseiro, pois em lugar de contar com a barra de torsão das versões convencionais, dispões do mais avançado multibraço traseiro que só está disponível para as versões RS e Scout.