SKODA OCTAVIA SPORTLINE: UM POUCO DE PIMENTA PARA O MODELO CHECO
A quarta geração do Skoda Octavia acaba de ser apresentada. O fabricante checo optou por enriquecer a já ampla linha introduzindo um novo nível de acabamento. O bem-sucedido modelo da Skoda poderá ser configurado na Europa com o acabamento Sportline. Esta terminação já está presente em boa parte dos modelos da empresa, e se caracteriza por dar ao veículo um aspecto dinâmico e ao mesmo tempo esportivo, mas sem chegar a nenhum extremo.
O lançamento do novo Skoda Octavia Sportline tem um objetivo muito claro. Ocupará o espaço que existe atualmente entre a versão Style e a versão de maior desempenho e exclusiva, o Skoda Octavia RS. Além disso, será oferecido para as duas carrocerias disponíveis, já que a versão Sportline também estará presente no configurador do novo Skoda Octavia Combi.
Com relação às diferenças entre o novo Octavia Sportline e qualquer outro acabamento do modelo da Skoda, basta dar uma rápida olhada nas imagens para descobrir as chaves principais a nível estético. No exterior exibe diversos elementos pretos, como a moldura da grade e a inscrição Skoda na tampa traseira. O difusor traseiro, também acabado em preto brilhante, conta ainda com uma moldura cromada.
Para o modelo com carroceria tipo sedan se acrescenta ainda um aerofólio traseiro preto. O equipamento de série inclui rodas de liga leve de 17 polegadas Pulsar com acabamento em preto polido. No entanto, e de maneira opcional, se pode optar por rodas de 18 polegadas Vega em preto metálico, assim como rodas de liga leve Taurus de 19 polegadas, com acabado em preto polido. Estas últimas exclusivas do acabamento Sportline. E logicamente, não poderiam faltar as insígnias que fazem referência à versão.
Quanto ao interior do novo Octavia Sportline, somos envolvidos por um ambiente confortável e esportivo. Toma-se como ponto de partida o nível de acabamento Style e existem vários elementos que devem ser destacados. Há tiras decorativas na cor Piano Black e o quadro de instrumentos apresenta um acabamento têxtil. Os bancos esportivos dianteiros têm os apoios de cabeça integrados e contam com um estofamento transpirável ThermoFlux. Além disso, o volante esportivo multifuncional exibe a insígnia Sportline.
Com relação à parte mecânica, os europeus interessados em adquirir o novo Octavia Sportline terão à sua disposição uma variada seleção de mecânicas. Há motores a gasolina, diesel e uma versão bifuel adaptada ao GNC (Gás Natural Comprimido). A eletrificação também está presente com mecânicas híbridas leves (MHEV) de 48 volts e uma híbrida plug-in. Dependendo do motor escolhido haverá uma transmissão manual ou automática, assim como um sistema de tração dianteira ou total.