SKODA SERÁ A RESPONSÁVEL PELA PLATAFORMA MQB A0 DO GRUPO VOLKSWAGEN

O Grupo Volkswagen optou pela marca Skoda como ponta de lança para adentrar-se e/ou consolidar-se em mercados emergentes que considera chave. Um claro exemplo desta nova estratégia que o mencionado colosso da indústria automobilística temos na Índia. Ali já foram vistos os primeiros frutos, o novo Skoda Kushaq. Está em marcha uma ofensiva de produto desenvolvido especialmente para estes mercados.
Agora, o grupo automobilístico alemão vai um passo além anunciando que a Skoda será a responsável pela plataforma MQB A0 a nível global. Pela primeira vez em sua história, o fabricante checo assumirá a responsabilidade de uma arquitetura destinada ao mercado global. Um anúncio que chega pouco tempo depois de ter adaptado a mencionada plataforma no território indiano. Estamos falando da plataforma MQB A0 IN.
A Skoda é agora a empresa responsável de desenvolver a plataforma global MQB A0 do Grupo Volkswagen. Esta arquitetura será utilizada nas distintas marcas do Grupo para desenvolver novos modelos de entrada destinados principalmente a mercados emergentes. O fabricante dá uma ênfase especial naquelas regiões com um grande potencial de crescimento, incluindo Índia, Rússia, África, Sudeste Asiático e América Latina.
A plataforma MQB A0 é usada em todo o mundo e constitui a base dos novos modelos com motores a combustão nos segmentos de entrada. Por exemplo, na Europa é usada pelo Audi A1, SEAT Ibiza, Skoda Fabia e Volkswagen Polo. O segmento B desempenha um papel protagonista nos mercados emergentes, já que é nessa categoria onde se concentra o grosso das vendas de carros novos.
Nesse momento, o fabricante checo já assumiu a responsabilidade dentro do Grupo Volkswagen em liderar a empresa na Índia, Rússia e no Norte da África. Como destacamos no início, o novo Kushaq é o primeiro grande fruto nascido deste plano estratégico. Um SUV que é sustentado pela plataforma MQB A0 IN e que já está sendo produzido e comercializado no território indiano.
A Skoda também confirmou seus planos de oferecer o novo Kushaq a médio prazo em outros mercados emergentes. Além disso, no final do ano será apresentado o segundo modelo baseado na arquitetura MQB A0 IN. O novo Skoda Slavia, um sedan que substituirá o veterano Skoda Rapid e que estará situado um escalão abaixo do popular e incombustível Skoda Octavia.