SKODA SPACEBACK: NOVA GERAÇÃO CHEGA EM 2019

A Skoda se encontra imersa em um ambicioso roteiro de expansão internacional, com o desenvolvimento de novos modelos, a eletrificação de parte de sua linha, assim como o lançamento do seu esperado primeiro carro totalmente elétrico de produção em série. No entanto, o fabricante checo também planeja renovar os modelos mais antigos que podem ser encontrados hoje em dia em sua linha. O Skoda Spaceback é um dos modelos para o qual a empresa tem grandes planos.
Durante o Salão de Genebra 2017 foi apresentada ao público a atualização de meio de ciclo de vida da geração atual do Skoda Spaceback. Lembrando que em alguns mercados esse modelo é comercializado como Skoda Rapid Spaceback, já que tem origem diretamente no Skoda Rapid. Embora ainda haja algum tempo pela frente, já surgiram as primeiras informações da próxima geração do modelo.
A nova geração do Skoda Spaceback deverá mostrar uma mudança radical que deixará o compacto muito mais atrativo em um nicho de mercado onde a concorrência é voraz. Segundo informações dos britânicos da AutoExpress, a nova geração do Spaceback chegará ao mercado em 2019 e terá uma grande influência do Volkswagen Golf, uma das principais referências da categoria.
A Skoda pretende tornar o Spaceback um forte rival para modelos do porte do Opel Astra e inclusive do Ford Focus, carros de primeiro nível. Fora do seu país natal (República Checa), tanto o Skoda Rapid como o Skoda Spaceback, conseguiram cifras de vendas muito pobres, afastando o modelo das previsões ou números que poderiam ser qualificados de aceitáveis.
Além disso, com base nas informações conhecidas, a publicação britânica elaborou as imagens abaixo, que pretendem adiantar os traços que mostrará o Skoda Spaceback 2019. Apresentará um design mais estilizado, esportivo e que transmitirá um maior dinamismo. Em suma, terá as linhas próprias de um compacto dessa classe.
A nova geração do Spaceback também mudará de plataforma, passando a utilizar a MQB do Grupo Volkswagen. Lembrando que o modelo atual se sustenta sobre a arquitetura PQ26, uma plataforma já bem antiquada. Essa mudança permitirá à Skoda conseguir um veículo mais leve, seguro e eficiente. Além disso, poderá contar com mecânicas de última geração, tanto a combustão interna como eletrificadas.
A linha de motores do novo Skoda Spaceback será composta principalmente por opções a gasolina, estando disponível um motor de 1.0 litro TSI de 110 cv e um de 1.5 litros TSI de 150 cv. Também se espera que esteja presente na oferta um motor diesel 1.6 litros TDI com diferentes níveis de potência, e inclusive não se descarta uma versão semi-híbrida com sistema de 48 volts.
Alain Favey, Chefe Global de Vendas e Marketing da Skoda, deixou claro que o Skoda Spaceback atual não confirmou as expectativas, mas que tem muita confiança no novo modelo que chegará ao mercado no próximo ano: “Há um espaço, justamente entre o Fabia e o Octavia, que tentamos preencher com o Spaceback, mas não funcionou bem. Acreditamos que com o novo modelo que chegará ao mercado em 2019 faremos melhor. Deveremos ter mais presente o Volkswagen Golf na hora de trabalhar nesse segmento. Apesar do que está acontecendo com os SUVs, os hatchbacks compactos continuam sendo o coração do mercado europeu”.