SKODA SUNROQ: O KAROQ QUE VIROU CONVERSÍVEL

A Skoda revelou o novo Sunroq, a versão conversível do Karoq, um protótipo idealizado e concebido por uma equipe de 23 estudantes que passaram oito meses trabalhando no projeto.
Durante um período de cerca de oito meses, 23 alunos com idades entre 17 e 20 anos trabalharam no Skoda Sunroq. Os estudantes de sete áreas diferentes tiveram o apoio dos seus professores, na escola, e de especialistas dos departamentos de Desenvolvimento Técnico, Design e Produção da Skoda.
Para encontrar um nome para o veículo, os alunos convidaram os clientes e fãs da marca checa para que enviassem sugestões através das redes sociais. Entre várias centenas de propostas, o nome Sunroq foi o escolhido. O autor da proposta vencedora foi convidado para a apresentação oficial à imprensa, onde conheceu os alunos e teve a oportunidade de dirigir o concept.
“É uma grande emoção poder apresentar o Sunroq ao público”, afirmou Michal Bydzovsky, um dos 23 estudantes participantes. “Os últimos oito meses foram um grande desafio para toda a equipe, mas acho que fizemos um bom trabalho.”
Carsten Brandes, Diretor da Skoda Academy, acrescentou: “O resultado desse projeto demonstra a qualidade da formação profissional que os alunos recebem na Escola Vocacional Skoda. Pudemos constatar claramente mais uma vez a capacidade dos nossos alunos e a paixão que dedicaram à produção do Sunroq”.
Os primeiros passos implicaram o reforço da carroceria e a eliminação do teto. Isso exigiu a modificação das quatro portas e o redesenho da tampa traseira. Em comparação com o volume do porta-malas de 521 litros do Karoq, o Sunroq apresenta uma capacidade ainda maior.
Além disso, a equipe desenvolveu novos acabamentos nas portas, alterou os pilares A e prescindiu da montagem dos pilares B, o que também exigiu uma nova fixação dos cintos de segurança, agora diretamente nos bancos dianteiros. Os para-choques dianteiro e traseiro modificados completam as alterações na carroceria do carro. A distância entre-eixos de 2.638 mm permaneceu inalterada, assim como o comprimento do veículo (4.382 mm) e a largura (1.811 mm). O Sunroq tem 1.480 mm de altura.
O acabamento em vermelho Velvet lhe confere uma aparência ousada, enquanto o interior com estofamentos de couro branco e vermelho combina perfeitamente com a personalidade cabriolet do carro, criando um harmonioso esquema de cores. Os alunos prestaram muita atenção nos detalhes, concentrando-se principalmente no item da luz. Os LEDs fornecem luz ambiente para as maçanetas das portas e os para-lamas. As luzes nos para-choques dianteiro e traseiro e uma luz em todas as portas projetam um discreto logotipo Skoda no asfalto. Ao abrir o porta-malas também surge um logotipo no respectivo compartimento.
O modelo é equipado com um motor 1.5 TSI de quatro cilindros. Graças a alterações na gestão, este bloco de injeção direta a gasolina oferece agora uma potência de 163 cv e um torque máximo de 279 Nm. Isso permite que o Sunroq atinja uma velocidade máxima de 195 km/h e acelere de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos.
Para garantir uma aparência esportiva, este concept possui rodas de liga leve VEGA de 20 polegadas. Os amortecedores são os mesmos do Skoda Octavia RS e rebaixam a altura da carroceria em 50 milímetros. O sistema de escape modificado traduz-se numa sonoridade mais esportiva.
Desde 2014, os alunos da Escola Vocacional Skoda, em Mladá Boleslav, fundada em 1927 e atualmente com mais de 900 estudantes, produzem todos os anos um concept car. Primeiro foi o Skoda Citijet Concept de dois lugares, em seguida, em 2015, o Skoda Funstar Concept. No ano seguinte foi a vez do coupe Skoda Atero Concept e em 2017 o Skoda Element Concept.