SKODA SUPERB 2024 SERÁ MAIOR E TERÁ ATÉ 260 CV
Como nem todo o mundo está encantado com os SUVs, a Skoda prepara uma nova geração do Superb. E o que é melhor, o fabricante checo mantém as duas carrocerias, já que o grande modelo da marca seguirá tendo carrocerias sedan e perua.
Infelizmente, não podemos dizer o mesmo do Volkswagen Passat, com o qual está relacionado mecanicamente, já que a nova geração só será oferecida na versão perua Variant. À espera de sua estreia em novembro, o carro-chefe da empresa de Mladá Boleslav revela suas especificações técnicas.
Com um estilo que poderíamos definir como evolutivo, em vez de adotar a nova linguagem de design Modern Solid da Skoda, o Superb 2024 medirá 4.912 milímetros para o modelo Sedan e 4.902 mm para o Combi.
Em comparação com a geração atual, estas cifras representam um aumento de 43 mm e 40 mm, respectivamente. Curiosamente, ambas as versões serão 15 mm mais estreitas, com 1.849 mm. A altura aumenta 12 mm no sedan, até 1.481 mm, enquanto o Combi se eleva 5 mm, até 1.482 mm. A distância entre os eixos se mantém sem alterações, em 2.841 mm.
Porque um Skoda deve ser, eminentemente prático, a nova geração do Superb oferecerá uma capacidade de carga de 645 litros na carroceria normal e de 690 litros na perua. Estas cifras aumentam em 20 e 30 litros, respectivamente.
Como era de se esperar, a versão Combi oferece o mesmo volume atrás dos assentos traseiros que o novo Passat desenvolvido pela Skoda. O espaço para a cabeça do condutor e o acompanhante, assim como para os dois passageiros traseiros sentados nos assentos exteriores, também aumentou alguns milímetros.
Quanto aos motores, devemos começar mencionando que todos eles funcionarão com uma transmissão automática DSG de dupla embreagem e 7 velocidades, exceto o híbrido plug-in, já que a versão eletrificada utilizará uma DSG de 6 relações.
O Superb de acesso terá tração dianteira e um motor a gasolina 1.5 TSI mild-hybrid com 150 cv. Em seguida vem um 2.0 TSI de 200 cv com tração dianteira e 260 cv com tração total. O motor a gasolina superior tem menos potência que o modelo da geração anterior, presumivelmente porque teve que ser modificado para cumprir a cada vez mais restrita norma de emissões nos países da UE.
Em relação ao diesel, o 2.0 TDI básico tem 150 cv e tração dianteira, enquanto o mais potente tem 190 cv e tração total. Quanto ao híbrido plug-in, o Superb iV só está disponível em versão perua e utiliza um propulsor 1.5 TSI com motor elétrico para desenvolver uma potência combinada de 200 cv.
O pacote de baterias do PHEV foi ampliado de 12.7 kWh para 25.7 kWh e deverá ser capaz de percorrer mais de 100 quilômetros unicamente com energia elétrica. A potência máxima de carga em corrente alternada aumentou de 3.6 a 11 kW, enquanto a carga em corrente contínua pode alcançar os 50 kW. A Skoda instalará um tanque de gasolina de 45 litros na versão PHEV.
O novo Superb oferecerá até 28 acessórios Simply Clever, incluindo uma cortina elétrica para a perua. Esperava-se que a tampa traseira tivesse um vidro de abertura independente como nos Touring da BMW, mas lamentavelmente não é o caso.
Outra novidade é o descansa braços central traseiro com suporte para tablet integrado. A Skoda também incorpora um bolso duplo no encosto dos bancos dianteiros, além de um funil integrado na tampa do tanque do líquido limpador de para-brisa. E claro, haverá um guarda-chuva na porta do condutor, embora não tão luxuoso como o que há em um Rolls-Royce.
A Skoda ainda não está pronta para mostrar o interior do carro, mas sabemos que o seletor de marchas foi realocado para a coluna do volante, liberando assim espaço entre os bancos dianteiros. Um novo sistema de infotainment medirá até 12.9 polegadas e, felizmente, não integrará todas as funções, já que seguirá havendo alguns que a Skoda denomina ‘controles manuais’. Foi desenvolvido um novo console central “muito ordenado e claro”.
Será possível pedir o carro com até 10 airbags, incluindo um airbag de joelhos no lado do condutor e um airbag central. O renovado Superb será o primeiro Skoda a oferecer o assistente em curvas e cruzamentos. Além disso, o radar dianteiro melhorado será capaz de detectar ciclistas, enquanto a versão anterior só oferecia proteção preditiva para pedestres. A renovada função Top View contará com quatro câmeras para gerar uma visão de 360 graus com maior resolução que antes.
A produção do Superb será transferida de Kvasiny (República Checa) para Bratislava (Eslováquia), onde compartilhará a linha de montagem com o Volkswagen Passat Variant 2024. Podemos supor que esta será a última geração que oferecerá motores a combustão, dada a proibição de venda na Europa em 2035 de carros novos equipados com motores térmicos.