SKODA SUPERB HÍBRIDO PLUG-IN CHEGARÁ EM 2019

Todos sabem que a Skoda já está trabalhando na eletrificação de sua linha e no desenvolvimento do seu primeiro carro elétrico de bateria. Um dos modelos que será eletrificado no curto prazo é o Skoda Superb, pois o sedan checo receberá em breve a esperada versão híbrida plug-in. Trata-se de uma interessante versão com a qual a marca espera captar a atenção do público que busca uma opção de mobilidade sustentável, mas que ainda não quer dar o salto para a eletrificação total.
O novo Skoda Superb Plug-in Hybrid guardará uma estreita relação com o atual Volkswagen Passat GTE, já que ambos os modelos compartilham inúmeros componentes. E assim continuará ocorrendo, pois debaixo do capô do Superb híbrido plug-in estará o mesmo motor a gasolina de 1.4 litros TSI de 156 cv que é utilizado no modelo da Volkswagen. O bloco a combustão interna será acompanhado de um pequeno motor elétrico de 85 kW (115 cv).
De maneira combinada, a mecânica híbrida produzirá uma potência de 218 cv e 400 Nm de torque máximo. Os dois motores estarão acoplados a uma transmissão automática DSG de dupla embreagem e seis velocidades. A isso é preciso somar um pacote de baterias de íons de lítio de 13 kWh. Graças a essa bateria, a versão híbrida plug-in do Skoda Superb poderá rodar até 70 quilômetros em modo 100% elétrico.
Nesse último aspecto, o modelo da Skoda será bastante superior ao da Volkswagen, já que o Passat GTE anuncia uma autonomia elétrica de somente 50 quilômetros. O aumento é possível porque o Superb utilizará uma bateria de maior capacidade. O Volkswagen Passat GTE utiliza uma bateria de 9,9 kWh. Também se espera uma redução das emissões de CO2 até os 31 g/km.
O que ainda não está totalmente claro é o emblema que acompanhará esta versão híbrida plug-in. Por exemplo, a Volkswagen utiliza as siglas GTE para denominar os seus modelos com esse tipo de mecânica. É previsível que a Skoda opte por alguma alternativa própria para evitar utilizar simplesmente PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicle). Por exemplo, as versões a gás veicular da Skoda são denominadas G-TEC. Recentemente a empresa registrou as denominações ‘H-TEC’ e ‘F-TEC’.
A chegada do Skoda Superb híbrido plug-in ao mercado está prevista para o segundo semestre do próximo ano 2019.