SKODA VISION 7S: ASSIM SERÁ O NOVO SUV ELÉTRICO DE 7 LUGARES DA MARCA CHECA

Abre-se um novo capítulo para a Skoda. A marca checa muda de logotipo, estreia identidade visual e mostra a direção que tomarão seus novos modelos que chegarão nos próximos anos.
Faz isso com o novo Skoda Vision 7S, um protótipo de SUV elétrico de sete lugares que estreará em 2026, junto com outras duas grandes novidades, um utilitário esportivo e um sedan compacto, ambos também elétricos.
Além disso, o investimento anunciado no processo é enorme: 5.6 bilhões de euros para a mobilidade elétrica e 700 milhões de euros para a digitalização nos próximos cinco anos.
A apresentação do novo logotipo, mais minimalista e digital, e o Vision 7S são, portanto, uma declaração de intenções da Skoda para os próximos anos: reforçar sua identidade e distinguir-se ainda mais de outras marcas do Grupo Volkswagen.
O SUV de sete lugares, que estreará em 2026 e se situará na parte alta da linha da Skoda, estará estreitamente relacionado com o Vision 7S, um modelo que teve sua apresentação internacional em Praga.
Baseado na plataforma MEB, a mesma do Enyaq, promete até 600 km de autonomia graças ao seu pacote de baterias de 89 kWh de capacidade, enquanto que o pico de recarga alcança os 200 kW.
Este novo concept, que poderíamos catalogar como o ‘irmão’ elétrico do Kodiaq, introduz uma linguagem de design completamente nova para o fabricante checo, apenas derivada parcialmente da atual.
Sem dúvida, uma das principais características é a nova frente, que foi batizada como ‘Tech-Deck Face’, com uma reinterpretação da clássica grade da Skoda que agora oculta os diferentes sensores dianteiros atrás de um vidro escuro.
Mínimos e aerodinâmicos são os grupos ópticos dianteiros que, combinando um componente vertical com outro horizontal, parecem formar um agressivo ‘T’. O logotipo frontal desaparece: agora o nome da marca está escrito em sua totalidade.
As sete entradas de ar dianteiras são reais, assim como as telas de ventilação da parte traseira. E em ambos os casos, o elemento central de cor laranja pode ser removido para que sirva de gancho de reboque.
O perfil é acentuado não só pelas superfícies limpas, o teto inclinado e as rodas de 22 polegadas com desenho aerodinâmico carenado, mas também pelas maçanetas retráteis das portas e as câmeras laterais que atuam como espelhos retrovisores. Dado interessante: os para-choques e os perfis dos arcos de roda são fabricados com pneus usados (e reciclados).
Entre os arcos de roda e por cima das saias laterais há mais entradas de ventilação, que servem para deixar sair o ar quente gerado pela refrigeração da bateria. A coisa não acaba aí: também funcionam como apoios para os pés nas portas, que no caso das traseiras, se abrem em sentido contrário ao habitual.
O que mais chama a atenção (e assombra) no Vision 7S é o interior, que foi completamente reinterpretado em relação ao que estamos acostumados, ao mesmo tempo que foi projetado para ser cômodo e versátil.
Tudo isso, com grande atenção à sustentabilidade: não há couros de origem animal e grande parte do estofamento é obtido reciclando diferentes materiais. Por exemplo, o piso do carro também é fabricado processando pneus reciclados, assim como os tapetes. Por sua parte, os tecidos que recobrem as diferentes partes do habitáculo são feitos totalmente de poliéster reciclado.
Além de buscar a proverbial amplitude e versatilidade no design do habitáculo, a Skoda optou por uma original configuração com seis assentos simétricos, divididos em três filas, e a colocação do assento infantil no centro do habitáculo.
Este é o assento mais seguro e melhor protegido diante dos impactos, sendo controlado facilmente por quem se senta na segunda fila, assim como por uma câmera que mostra imagens na tela central.
Por outra parte, em função dos dois modos disponíveis, Driving e Relaxing, o posto de condução do Vision 7S muda por completo. No primeiro caso, tudo se centra na condução, com a tela central de 14.6 polegadas orientada verticalmente.
Por outro lado, durante as fases de recarga ou ao estacionar, pode ser selecionado o modo Relaxing, através do qual o volante e o painel de instrumentos de 8.8 polegadas se deslizam para trás para liberar mais espaço, enquanto que os bancos da primeira fila giram para dentro e se reclinam, o que permite aos passageiros traseiros uma melhor visão da tela central, que, ao mesmo tempo, se coloca na horizontal para que possam ver melhor o conteúdo de entretenimento.
Inclusive os bancos da segunda fila podem ser reclinados. Além disso, por estar mais longe da tela táctil, o sistema de infotainment também pode ser controlado à distância com o smartphone.
Falando de telefones, eles podem ser colocados no console central ou atrás dos bancos, através de imãs. Por último, nos painéis das portas foram integradas superfícies interativas com luzes de cores que brilham através do estofamento.