SKODA VISION iV: O CARRO ELÉTRICO DA MARCA CHECA ESTÁ MAIS PRÓXIMO

A Skoda está preparada para iniciar sua transição para a mobilidade elétrica. O Salão de Genebra 2019 foi o evento escolhido pelo fabricante checo para mostrar sua aposta na eletrificação. Para isso, apresentou o novo Skoda Vision iV, um modelo conceitual realmente relevante para a marca.
Esse concept car é relevante porque se posiciona como a antessala do primeiro carro elétrico da Skoda baseado na plataforma MEB do Grupo Volkswagen, uma arquitetura criada especificamente para automóveis totalmente elétricos. Porém ainda há mais, pois além de sua parte mecânica que é realmente interessante, é preciso ter em conta como é o aspecto que revela o Skoda Vision iV. Trata-se de uma reinterpretação da linguagem de design da Skoda.
O novo Skoda Vision iV é descrito pela própria empresa como um crossover de linha coupe que mostra uma imagem dinâmica e esportiva. A grade da Skoda foi reinterpretada e agora conta com uma faixa de luz horizontal que a recorre. Os novos faróis de tecnologia Matrix LED estão conectados diretamente com a grade. O capô é bastante curto e o emblema da marca está retro iluminado. Se prestarmos atenção na vista lateral, é onde fica patente a caída adotada pelo teto, o que lhe confere um ar coupe e ao mesmo tempo esportivo.
A ausência das maçanetas das portas favorece a aerodinâmica. Cabe destacar que a abertura das portas é automática. E como caberia esperar, os espelhos retrovisores externos foram substituídos por um sistema de câmeras. Outros detalhes igualmente interessantes a destacar do aspecto exterior desse modelo conceitual é a cor ‘Ultra Yellow’ utilizada na carroceria e que conta com pigmentos de ouro orgânico. A isso devemos somar as rodas de 22 plugadas com um desenho que favorece a aerodinâmica.
Esse design adianta a linha que seguirá a futura gama de carros elétricos da Skoda. O Skoda Vision iV mede 4.665 mm de comprimento, 1.926 mm de largura, 1.613 mm de altura, 2.765 mm de distância entre-eixos e conta com porta-malas que acomoda 550 litros.
Em relação ao interior do Skoda Vision iV, surge um habitáculo espaçoso e carregado de tecnologia. Para sua criação tomou-se como referência o habitáculo do Skoda Vision E Concept. A ausência de um túnel de transmissão clássico foi aproveitada pelos projetistas para maximizar o espaço disponível.
Tampouco passa por alto o quadro de instrumentos digital que oferece distintas configurações, assim como a tela táctil para controlar um avançado sistema de infotainment com um alto nível de conectividade, além de conexão 5G. Logicamente, tudo está temperado com materiais de primeira qualidade e acabamentos cuidados até o mínimo detalhe. Foram usados tecidos sintéticos, lâminas de madeira e inserções metálicas.
Além disso, o Skoda Vision iV estreia um volante de novo desenho com somente dois raios. Por outra parte, os bancos são estofados com tecido Dinamica e são giratórios para haver interação de maneira direta entre todos os ocupantes. Esse último detalhe está relacionado com o fato de que esse modelo conceitual está equipado com tecnologia de nível 3 de condução autônoma.
Como assinalado antes, o Skoda Vision iV está baseado na plataforma MEB do Grupo VAG. Debaixo de sua pele se encontram dois motores elétricos que desenvolvem uma potência total de 225 kW (306 cv) e que lhe conferem uma configuração de tração total. Os motores são alimentados por uma bateria de íons de lítio e que possui uma capacidade de 83 kWh. A bateria usa um sistema de refrigeração líquida.
Anuncia uma autonomia de 500 quilômetros segundo o ciclo WLTP. Graças a essa mecânica é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 5.9 segundos e sua velocidade máxima se situa nos 180 km/h. Usando um ponto de carga rápida é possível obter 80% da capacidade da bateria em somente 30 minutos.