SKODA VISION X CONCEPT: O B-SUV HÍBRIDO CHECO SERÁ MOSTRADO NO SALÃO DE GENEBRA

Foi inicialmente revelado no início do mês passado como uma das principais novidades do fabricante para o Salão de Genebra 2018, e adiantava uma visão de como será o primeiro B-SUV da marca checa. Agora, o Skoda Vision X Concept foi finalmente revelado e podemos conhecer todos os detalhes desse protótipo que é impulsionado por um sistema híbrido que o torna o primeiro Skoda a oferecer essa configuração.
Como parte da ‘Estratégia 2025’ da Skoda, o Vision X Concept é um estudo de “proporção compacta” e mostra um design “exterior cristalino”, segundo expressou a marca em um comunicado. Ocupará a posição de acesso à linha da marca, imediatamente abaixo do Skoda Kodiaq e do Skoda Karoq, com um desenho muito familiar que “proporciona uma visão concreta do terceiro membro da bem sucedida família SUV”, conforme Bernhard Maier, CEO da marca.
É inegável que o concept car que precede a versão definitiva de produção, que deverá chegar em um prazo de aproximadamente um ano, conta com muitos detalhes de estilo próprios da linha SUV da empresa checa. Seja na forma da grade, dos afilados faróis diurnos de LED com o grupo óptico separado mais abaixo, da forma do capô com a fenda central, da forma dos vidros laterais e de uma traseira com uma tampa do porta-malas separada em duas seções, assim como das lanternas traseiras. Além do que, não conta com maçanetas nas portas e os espelhos retrovisores apresentam um desenho muito afilado, sinais que distinguem um protótipo.
O interior, entretanto, denota claramente que se trata de um estudo de design. Apresenta muitos detalhes chamativos em verde flúor, inserções em diferentes tons, a tela de estilo flutuante, um quadro de instrumentos totalmente digital, um volante com dois raios e um console central onde não existe nenhum interruptor, com exceção de dois componentes na parte inferior para comandar o climatizador.
Por outro lado, na parte mecânica, o Skoda Vision X Concept apresenta uma importante novidade, tanto para a indústria como para a própria marca. Em primeiro lugar, trata-se de um veículo híbrido, uma novidade dentro da Skoda, e em segundo lugar, oferece um conceito de hibridação que combina um motor a gasolina tradicional com um motor elétrico, assim como a particularidade de que o motor térmico também pode funcionar com gás natural comprimido (GNC).
Descrito como “o primeiro veículo híbrido da história da Skoda a ter um motor a GNC e a gasolina, assim como um motor elétrico”, o novo Vision X Concept emite apenas 89 g/km de CO2. Equipa o mesmo motor de quatro cilindros e 1.5 litros TSI utilizado por seus primos do grupo VW, mas está preparado para funcionar com gás natural comprimido e associado a um propulsor elétrico no eixo traseiro, o que lhe permite contar com um sistema de tração total.