SKODA VISION X: UM SUV HÍBRIDO QUE FUNCIONA COM GASOLINA, GNC E ELETRICIDADE

Há exatamente um mês pudemos conhecer aqui os seus primeiros esboços, e agora o fabricante checo revelou uma primeira imagem oficial do Skoda Vision X, um trabalho conceitual que em poucos dias estará sendo apresentado no Salão de Genebra 2018.
Esse protótipo da Skoda é um híbrido, mas conta com algumas características mecânicas particulares, já que utiliza uma mecânica que combina propulsão a gasolina, GNC e elétrica.
Quando chegar ao mercado, este SUV compacto será o terceiro integrante da família de crossovers da Skoda. O protótipo equipa um sistema híbrido de nova configuração, que graças à combinação de um motor a combustão impulsionado por GNC com um motor elétrico, consegue emissões de CO2 de somente 89 g/km.
O sistema de propulsão utiliza um motor TSI G-TEC de 1.5 litros, um quatro cilindros turbo alimentado projetado exclusivamente para utilizar GNC, que desenvolve 130 cv de potência e um torque máximo de 250 Nm.
O motor a combustão está associado ao eixo dianteiro, enquanto que o motor elétrico, que somente é ativado quando é requerido, move o eixo traseiro. Do motor elétrico não foram fornecidos detalhes, mas o fabricante checo assegura que suas baterias de íons de lítio de 48 volts podem armazenar energia suficiente para conduzir o Vision X por 20 quilômetros em modo puramente elétrico.
Com esse sistema de propulsão híbrido, o Skoda Vision X é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 200 km/h. Por enquanto o fabricante não forneceu números de consumo, mas entendemos que a hibridação com base no GNC e eletricidade deverão oferecer bons resultados.
A eletrificação da linha Skoda terá início no próximo ano com o Superb, que será oferecido em uma versão híbrida plug-in. A introdução do primeiro modelo puramente elétrico da Skoda está prevista para um ano depois.