SONGSAN SS DOLPHIN: UMA ESPÉCIE DE CORVETTE C1 PHEV QUE CHEGA DA CHINA

O Salão de Pequim 2020 trouxe uma grande quantidade de propostas das mais variadas, e claro, também não poderiam faltar as cópias mais descaradas de modelos clássicos. É o caso deste fabricante chinês chamado Songsan Motors, que lançou doi modelos com uma inspiração mais que evidente em uma lenda do mundo automobilístico. Trata-se do Songsan SS Dolphin, que é mais ou menos uma espécie de Chevrolet Corvette C1, mas com uma mecânica híbrida plug-in.
O modelo apresentado no evento chinês, que conta com uma cenografia inspirada na época do seriado americano Rota 66, é uma descarada cópia do Corvette de 1958 por onde se olhe, os dois faróis duplos, sua grade e molduras cromadas da parte frontal, sua lateral bicolor, sua elegante e aerodinâmica traseira com suas finas lanternas e suas rodas vintage, praticamente tudo foi recriado à imagem e semelhança do Corvette original, embora suas proporções pareçam ser um pouco mais compactas neste modelo que no real.
No entanto, a grande diferença com o C1 que conhecemos está no interior, e não estamos falando só do habitáculo, que apesar de manter um estilo vintage com couro e madeira, chega equipado com a última tecnologia através de duas telas digitais a bordo.
A grande mudança chega através de um powertrain híbrido composto por um motor de 1.5 litros turbo, acompanhado de um pequeno motor elétrico alimentado por uma bateria de 16 kWh. Juntos dão como resultado uma potência total de 319 cv e 535 Nm de torque máximo, uma autonomia combinada de 550 km e 100 km usando o modo 100% elétrico. Além disso, oferecerá uma aceleração de 0 a 100 km/h em 4.9 segundos.
Mas adquirir esta espécie de Corvette chinês híbrido plug-in não será algo tão accessível como outras propostas vindas do gigante asiático. O Songsan SS Dolphin terá um preço de venda em seu mercado natal de 590.000 yuans, cerca de 490.000 reais ao câmbio atual.