SONY E HONDA DESENVOLVERÃO E VENDERÃO CARROS ELÉTRICOS EM 2025
A Sony surpreendeu a todos no CES 2020 quando apresentou o Vision-S na forma de um elegante sedan elétrico. O SUV Vision-S 02 veio em seguida no início deste ano no mesmo evento de Las Vegas, onde também foi anunciado que a divisão Sony Mobility exploraria uma possível entrada no segmento dos carros elétricos. Algumas semanas mais tarde, a Automotive News informou sobre o desejo da Sony de encontrar sócios estratégicos.
No entanto, nesta semana, parece que a Sony encontrou um sócio: a Honda. As duas empresas fizeram um acordo para aprofundar nas conversações para formar uma aliança que desenvolva e comercialize veículos elétricos.
Para tornar isso uma realidade, será criada uma joint-venture chamada simplesmente ‘New Company’ para desenvolver e comercializar carros de zero emissões. O objetivo imediato é criar a nova ‘New Company’ antes do final deste ano.
Se tudo correr conforme o planejado, está previsto que o primeiro veículo elétrico esteja à venda em 2025. Como era esperado, a Honda se encarregará de produzir o carro em uma de suas fábricas e utilizará uma plataforma desenvolvida pela Sony. É muito cedo para dizer se o modelo de estrada estará relacionado de alguma maneira com o sedan ou o SUV Vision-S já conhecidos.
Cabe destacar que os dois protótipos não foram um esforço exclusivo da Sony, já que a empresa contou com alguns ‘atores’ mais importantes: Magna Steyr, Bosch, ZF, Continental, Nvidia e Qualcomm. O desenvolvimento do sedan elétrico apresentado há dois anos nunca parou, o que sugere que a empresa tinha uma agenda muito mais ampla que a de um simples concept car.
Ambas as carrocerias contavam com tração nas quatro rodas através da instalação de um motor elétrico na parte dianteira e outro na traseira, com uma potência combinada de 536 cv. O sedan era capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 4.8 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 240 km/h. O SUV era mais lento, já que pesava 2.480 kg (130 kg a mais que o sedan).
Enquanto o sedan era um veículo de quatro lugares, seu ‘irmão’ maior podia acomodar até sete ocupantes. Não foram dados detalhes sobre a bateria, apenas que se trata de um pacote ‘ultrafino’ alojado debaixo do piso para maximizar o espaço do habitáculo.
Pela informação que dispomos, a plataforma foi projetada não só para sedans e SUVs, mas também para outros tipos de carrocerias, como monovolumes e outros derivados, ainda por confirmar.
Apesar de tudo, parece que a Sony se adiantará à Apple no lançamento do veículo elétrico, já que o carro da empresa da maçã, que esteve a ponto de desaparecer, segue sendo apenas um rumor depois de todos estes anos.