SONY REVELA O SEU SUV ELÉTRICO VISION-S 02 E AVISA QUE ENTRARÁ COM TUDO NO SETOR AUTOMOBILÍSTICO

Há dois anos, no CES 2020, a Sony surpreendeu a todos ao apresentar o Vision-S 01 Concept, um protótipo de carro elétrico com o qual a empresa tecnológica insinuava sua intenção de entrar no mundo automobilístico, embora sem um plano concreto. Hoje, a empresa japonesa torna oficial sua entrada no setor automotivo com a apresentação do Vision-S 02 Concept e o anúncio de sua nova divisão Sony Mobility Inc.
O Vision-S 02 Concept é o protótipo de um SUV elétrico que, como podemos imaginar, compartilha muito com o Vision-S 01 Concept. O design de ambos os modelos parece próximo à produção, o que sugere que sua linha inicial será composta por um sedan executivo de tamanho similar a um Porsche Taycan e um SUV de sete lugares com dimensões próximas ao Audi e-tron.
Para mover-se, o protótipo utiliza um esquema de tração integral, com um motor elétrico de 272 cv instalado em cada eixo. A Sony não entrou em detalhes em relação ao tamanho da bateria nem à autonomia, unicamente especifica que sua velocidade máxima é de 180 km/h, que calça rodas de 20 polegadas, pesa 2.47 toneladas e mede 4.89 metros de comprimento.
Vindo de uma marca de tecnologia, o mais interessante do Vision-S 02 Concept sem dúvidas encontra-se no interior. No total há nove telas no habitáculo: três no painel para controlar o sistema multimídia e o quadro de instrumentos, duas nas laterais para exibir a imagem dos ‘espelhos’ laterais - que na realidade são câmeras -, uma no console central para controlar funções do veículo e mais três nos lugares traseiros para entretenimento dos passageiros e controle do A/C.
A Sony também exibe seu selo através de alto-falantes montados nos bancos, compatíveis com sua tecnologia 360 Reality Audio. Somam-se serviços de vídeo Bravia Core, a possibilidade de usar jogos de PlayStation através de uma conexão remota e, como era de se esperar, conectividade 5G e diversos sensores preparados para condução autônoma.
Entre as múltiplas tecnologias de segurança e condução autônoma, a Sony destaca a introdução de sensores de imagem CMOS de alta resolução e LiDar, assim como sensores Time-of-Flight (ToF) capazes de reconhecer o condutor e o passageiro para obedecer comandos de voz e gestos. A marca diz estar pronta para alcançar o nível 2 de condução autônoma em ruas europeias, e tem o olho colocado no nível 4 para o futuro.
A entrada da Sony no mundo automobilístico é tão real como os testes que foram realizados em vias públicas na Europa desde dezembro de 2020. O processo de testes de verificação de segurança e de experiências de usuário também já começaram, de modo que o lançamento de modelos de produção não deverá demorar muito. A divisão Sony Mobility Inc. será estabelecida no segundo trimestre deste ano.