SSANGYONG SERÁ VENDIDA AO ESPECIALISTA EM MOBILIDADE ELÉTRICA EDISON MOTORS

Já faz bastante tempo que a SsangYong se encontra em uma situação complicada e, praticamente, em um beco sem saída. A partir do momento que a Mahindra, atual proprietária da marca coreana, decidiu deixar de injetar capital para que a SsangYong pudesse seguir operando, estava claro qual seria o futuro mais imediato da conhecida marca de carros. Ser vendida para evitar o desaparecimento.
A Mahindra optou por soltar o lastro e concentrar-se em consolidar sua posição no seu mercado local (a Índia) como um passo prévio para o início de um novo processo de expansão global. A SsangYong não faz parte desse roteiro e, portanto, ficou de lado. Inicialmente se optou por encontrar novas formas de financiamento para evitar a venda da empresa. No entanto, não se chegou a bom termo, mas possíveis compradores acabaram entrando em cena.
Do longínquo e exótico Japão surgiram novas e importantes informações que permitem esclarecer os pontos sobre o futuro da empresa coreana. O jornal Nikkei assegura que a SsangYong será vendida à Edison Motors. O fabricante coreano de automóveis está atolado em dívidas e não há outra solução possível.
De todos os interessados em adquirir a SsangYong, o consórcio liderado pela Edison Motors foi escolhido como a opção preferida. Segundo fontes consultadas pelo jornal que publicou essa informação, estima-se que o acordo atinge um valor de aproximadamente 260 milhões de dólares. Além disso, cabe destacar que nesse consórcio há um fundo de investimento coreano.
Também é importante lembrar que a SsangYong se encontra sob administração judicial e, portanto, é necessário contar com a pertinente aprovação para que a venda possa ser concluída. Se tudo andar conforme o previsto, o acordo final será assinado e anunciado no final do próximo mês de novembro.
Fundada no ano de 2015, a empresa Edison Motors é especializada na fabricação de ônibus elétricos e está desenvolvendo novos veículos comerciais. Com a aquisição da marca SsangYong poderá entrar no mercado de automóveis. Além disso, tem como objetivo a fabricação de carros elétricos em um centro de produção localizado em Pyeongtaek, uma cidade situada ao norte da Coreia do Sul.
Nesse ponto, também devemos destacar que a SsangYong já iniciou seu processo de transição para a mobilidade elétrica. Muito em breve iniciará seu desembarque nos concessionários com o novo SsangYong Korando e-Motion, seu primeiro SUV 100% elétrico. É o primeiro de uma longa lista de veículos eletrificados que verão a luz a curto prazo com o emblema da marca coreana.