STUDEBAKER LAND SPEED COUPE: REAPARECE O CARRO QUE ALCANÇOU OS 466 KM/H EM 1966

O lago salgado de Bonneville, no estado de Utah, nos Estados Unidos, é a ‘meca’ dos entusiastas da velocidade extrema. Ali se encontram e medem sua ‘loucura’ todos aqueles que tentam entrar para a história por conseguir um desses recordes com qualquer artefato que se mova sobre rodas e seja propulsionado por qualquer coisa que o torne mais rápido que o vento. Um desses fanáticos era Neil Thompsom, que foi um dos protagonistas destas aventuras neste imenso lago seco e salgado cujas características o tornam único para este tipo de recorde.
Mesmo hoje em dia, superar a barreira das 200 mph (320 km/h) continua sendo algo que poucos podem dizer que conseguiram e especialmente com um veículo que não seja um hiperesportivo de vários milhões de dólares. Neil Thompson conseguiu esta façanha em 1966 e quase encostou nas 300 mph com um veículo que ele mesmo construiu a partir do chassi de um Studebaker de 1953 com o aerodinâmico nariz de um Corvette. Esse objeto mutante tinha quatro saídas de escape debaixo de cada porta, uma incontável quantidade de ranhuras nos para-lamas traseiros e um orifício traseiro para a abertura de um paraquedas para ajudar a parar este monstro que chegou às 290 milhas/hora, cerca de 466 km/h em 1966.
Em 1966 Neil Thompson conseguiu fazer duas passagens, uma em cada direção, a 272 mph (438 km/h), e uma única passagem ainda mais louca a 290 mph (466 km/h). A pista do Studebaker com seu nariz de Corvette nas cores azul escuro e prata se perdeu pouco depois daquela façanha e reapareceu este ano com uma elegante tonalidade devido à passagem do tempo, mas com todos os seus elementos originais, inclusive o número 400 que exibia nas laterais.
Neil faleceu em 2012 sem saber o que havia acontecido com sua monstruosa criação. Este peculiar Studebaker será leiloado pela Gooding & Company no dia 18 de agosto em Pebble Beach, na península de Monterey, Califórnia. No site da casa de leilões nem sequer fornecem o preço estimado, mas certamente que para muitos colecionadores norte-americanos será uma peça muito desejada.