SUNSWIFT VIOLET: UM VEÍCULO SOLAR DIFERENTE

O World Solar Challenge é a competição de veículos alimentados por energia solar mais importante do planeta. Como a cada ano, se celebra na Austrália, percorrendo mais de 3.000 quilômetros através do deserto australiano de Darwin até Adelaide, e nesta nova edição surge um participante muito particular, o Sunswift Violet.
Esse peculiar modelo é o veículo apresentado por uma equipe australiana da New South Wales University e se diferencia bastante dos habituais modelos esmagados e ultra-aerodinâmicos que geralmente surgem nessa competição. Além de contar com um perfil mais próprio de um automóvel convencional que o de um veículo solar de corridas, o Sunswift Violet dispõe de um habitáculo mais próximo a um convencional e ainda conta com 4 portas.
Porém o mais chamativo do modelo é sua particular relação com o Mustang, pois se atentarmos para sua vista frontal, conta com os faróis dianteiros do Mustang S550, o Mustang de sexta geração. Logo, tanto a equipe como os diferentes meios de comunicação que acompanham o projeto, não poderiam deixar de relacionar, em tom de brincadeira, é claro, o estranho protótipo solar com o esportivo americano.
À primeira vista parece um sedan convencional por seu perfil, já que parece simular uma carroceria de 3 volumes tradicional, mas se atentarmos aos detalhes, a carroceria de carbono do Sunswift Violet é realmente um radical estudo aerodinâmico que praticamente carece da parte frontal. No centro da parte dianteira, no lugar da habitual grade, surge um grande buraco, e a parte traseira é uma mera extensão da linha de teto, onde precisamente se situam os painéis solares. Todas as rodas são carenadas, inclusive as dianteiras, e o resultado é um espetacular coeficiente aerodinâmico de somente 0.20.
O carro conta com dois motores de 1.5 kW que opera com 98% de eficiência, e com um peso de somente 400 quilos é capaz de alcançar uma velocidade máxima de 130 km/h. Embora o chamativo seja sua autonomia, pois é capaz de alcançar 800 quilômetros somente com a eletricidade produzida pelos painéis solares. Entendemos que esta seja a capacidade máxima de eletricidade que podem gerar.
Curiosamente, o Sunswift Violet conta com elementos de conforto tão habituais como câmera de visão traseira para facilitar as manobras de estacionamento, ar condicionado, sistema de navegação e inclusive conexão Wi-Fi. O que não é habitual nesse tipo de protótipos, que prescindem de absolutamente tudo que não sejam elementos indispensáveis para seu funcionamento.