SURGE O PRIMEIRO TEASER OFICIAL EM VÍDEO DO NOVO NISSAN LEAF
Cada vez mais os carros trazem sistemas para facilitar a vida do motorista, como ajudar durante a condução e permitir uma maior segurança. Embora não cheguem a ser sistemas de condução autônoma, existem alguns sistemas, como o de manutenção de faixa com gestão da direção, o controle de cruzeiro adaptativo e a frenagem automática de emergência, que podem ser considerados como a antessala da condução autônoma total, embora aqui o condutor ainda siga sendo o único responsável pelo que possa acontecer.
Há alguns anos isso era visto como uma autêntica loucura, ninguém acreditava que um carro pudesse realizar essas manobras por si só. O fato é que pouco a pouco isso tudo foi sendo implementando e hoje em dia um carro normal já oferece esses sistemas de série. Em breve conheceremos a nova geração do Nissan Leaf, o carro elétrico mais vendido do planeta, que contará com o sistema ProPilot.
A segunda geração do Nissan Leaf, além de ser mais eficiente com a gestão de sua carga elétrica, contará com um sistema chamado ProPilot. Este permite, simplesmente apertando um botão que se encontra no volante, controlar a direção, a aceleração e a frenagem de forma autônoma em estrada. Não poderá realizar mudanças de faixa, mas teoricamente, e segundo podemos imaginar, deverá ser uma autêntica vantagem na hora do tráfego muito intenso.
Parece que isso é só o começo, pois a Nissan declara que esse tipo de tecnologia oferecerá cada vez maiores níveis de autonomia. De acordo com a marca japonesa, o sistema chegará a ser capaz de desenvolver-se em cruzamentos urbanos. A verdade é que, por mais chato que possa ser para os que gostam de dirigir, esse tipo de tecnologia aumenta notavelmente a segurança de todos os usuários. Além do que, com o passar do tempo, também ajudará a descongestionar as grandes cidades. Por outro lado, provavelmente também não tardará em estender-se pelo resto da linha Nissan.