SURGEM OS PRIMEIROS DETALHES DO NOVO VOLVO ES90, O SEDAN QUE CONHECEREMOS NO PRÓXIMO ANO
Embora a Volvo tenha anunciado que está ajustando a sua expansão da linha de carros elétricos, segue falando de modelos como o Volvo ES90.
Com cinco veículos totalmente elétricos já no mercado e outros cinco modelos em desenvolvimento, a eletrificação total continua sendo um pilar fundamental da estratégia de produtos da Volvo Cars.
O seu objetivo a longo prazo continua sendo tornar-se uma empresa de automóveis totalmente elétricos e também visa atingir zero emissões líquidas de gases com efeito de estufa até 2040.
Embora a Volvo Cars mantenha a sua posição, decidiu agora ajustar as suas ambições de eletrificação devido à procura do mercado e dos clientes.
No futuro, a Volvo Cars pretende que 90 a 100% do seu volume de vendas global até 2030 consista em carros eletrificados, ou seja, uma combinação de modelos totalmente elétricos e híbridos plug-in.
Os restantes 10% permitirão à marca vender um número limitado de modelos híbridos, se necessário.
Esta é uma freada completa, uma vez que os planos substituem agora a ambição anterior da empresa de que a sua gama seja totalmente elétrica até 2030.
Até 2025, espera-se que a porcentagem de produtos eletrificados se situe entre 50 e 60%. Muito antes do final desta década, a Volvo Cars terá disponível uma gama completa de veículos totalmente elétricos.
Desde que a empresa delineou a sua ambição de se tornar totalmente elétrica, lançou cinco modelos totalmente elétricos: o EX40, EC40, EX30, EM90 e EX90. O EX30 é atualmente o terceiro veículo elétrico mais vendido, de acordo com os últimos dados disponíveis no setor.
Volvo ES90, tecnologia do EX90 em formato sedan
Agora a marca sueca fala de um ES90 e ofereceu uma primeira visão do modelo durante a apresentação de marketing do novo EX90 e do renovado XC90.
O Volvo ES90 chegará em 2025 como o primeiro sedan elétrico da marca e competirá com o BMW i5 e o Mercedes-Benz EQE na classe dos grandes sedans elétricos.
Embora a marca não tenha mostrado muito sobre o sedan elétrico, podemos perceber que o modelo terá claras sugestões de design do EX90.
Embora não tenham sido revelados muitos detalhes, entendemos que o ES90 utilizará a mesma plataforma elétrica do EX90, o que significa que poderá empregar uma série de softwares e sistemas tecnológicos bastante avançados.
O ES90 terá cerca de cinco metros de comprimento e será oferecido em versão com tração traseira monomotor e versão com tração integral com motor duplo, junto com a mesma bateria de 111 kWh (107 kWh líquidos) do EX90.
O novo modelo será produzido em uma fábrica da controladora da Volvo, Geely, na China e foi desenvolvido com foco naquele mercado, onde há uma demanda considerável por sedans de luxo.