SURGEM REGISTROS DE NOVOS PROJETOS DA RIVIAN AUTOMOTIVE

Até o dia de hoje, a Rivian Automotive anunciou o lançamento de somente dois modelos, os futuros Rivian R1S e Rivian R1T, um SUV e uma pick-up tradicional de tamanho full-size que compartilharão plataforma, estética e versões mecânicas. Mas sabemos que a empresa planeja uma linha de modelos mais ampla, além de já ter apresentado um primeiro protótipo dos futuros furgões elétricos que irão desenvolver para a Amazon, um de seus principais investidores.
Um recente registro de marcas revelou dois nomes que a empresa americana quis reservar e que provavelmente tenham sido criados para novos modelos, mas como é habitual nestes casos, nunca podemos estar completamente certos. Pois muitas denominações que os fabricantes registram não são utilizadas e a razão de terem sido registradas é para evitar que outras empresas possam usá-las.
Neste caso, a Rivian Automotive registrou as denominações R1V e R2X, que não sabemos com certeza a quais modelos podem pertencer, mas conhecendo o simples sistema de nomenclaturas da empresa, não é muito difícil adivinhar a qual tipo de veículos e segmentos correspondem.
As denominações da Rivian Automotive são códigos que incluem o nome da empresa, o tamanho do modelo e segmento ao qual será dirigido e por último sua tipologia. No caso dos Rivian R1S e Rivian R1T, a primeira letra é a inicial da empresa (Rivian), o número corresponde ao segmento, que neste caso é o segmento full-size americano, portanto é destinado aos modelos de maior tamanho da marca, e por último a tipologia do modelo: T de Truck (pick-up) e S de SUV.
De modo que o futuro Rivian R1V pode ser um furgão (Van) de grande tamanho, provavelmente o furgão elétrico que a Rivian está desenvolvendo para a Amazon e do qual já vimos algumas imagens, embora ainda não tenha sido confirmada sua denominação. O outro nome é mais misterioso, mas um hipotético Rivian R2X deve ser um modelo de tamanho inferior ao segmento full-size, possivelmente de tamanho médio, e pelo X provavelmente se trate de um crossover. De modo que estaríamos falando de um modelo de aspecto aventureiro, mas de menor tamanho que o Rivian R1S e mais próximo ao Tesla Model X. Evidentemente, trata-se tão somente de especulações que por enquanto não podemos confirmar, embora coincidam com declarações do CEO da marca, R.J. Scaringe, que afirmou que chegaria um modelo de menor tamanho.