SUV DA LOTUS PODERÁ CHEGAR ANTES DO ESPERADO

A nova era da lendária Lotus, agora nas mãos do gigante chinês Geely, trouxe consigo um ambicioso plano para tornar a marca britânica novamente relevante dentro do mundo dos esportivos e principalmente rentável.
O primeiro passo parece que já foi dado com o lançamento do Lotus Evija, um espetacular hypercar elétrico de 2.000 cv, que já enfrenta a sua última fase de desenvolvimento. O segundo, passa pelo lançamento de um esperado e inédito modelo SUV. Um plano dentro da marca antecipado há algum tempo e que de acordo com as últimas informações, parece estar muito mais próximo do que se esperava em princípio.
De acordo com os alemães da AutoWeek, a Lotus pretende revelar este novo modelo SUV no final deste mesmo ano de 2020, inclusive já existe um possível nome sobre a mesa: Lotus Lambda.
Segundo destaca a publicação alemã, este novo SUV se aproveitará da grande família de marcas englobada pela Geely para utilizar boa parte do DNA dos modelos SUV da Volvo, incluindo sua plataforma SPA que é utilizada em modelos como o XC90. Isso permitirá, não só cortar drasticamente o tempo e os custos de desenvolvimento, como também permitir que a Lotus tenha à sua disposição uma boa quantidade de opções mecânicas que irão desde modelos com motor de 4 cilindros e sistemas híbridos plug-in, até um elétrico puro que ainda estaria sobre o papel.
A Lotus já vem trabalhando neste modelo há cinco anos e com ele, segundo explica o CEO da empresa Jean-Marc Gales, querem criar o modelo mais rápido e ágil de sua classe, para destronar assim rivais do porte dos Porsche Cayenne Coupe ou BMW X6.
Em relação ao seu aspecto, e considerando que sua estreia está dando a volta na esquina, é bem provável que não seja muito diferente dos esboços de patente que vazaram à mídia chinesa há quase três anos e que aparecem nas imagens. Quanto ao seu possível nome, Lambda, é preciso ter cautela, não só porque será o primeiro Lotus cujo nome não comece pela letra ‘E’, algo que poderia fazer sentido por ser um SUV e não um esportivo puro, como também porque a Hyundai tem um motor com esse mesmo nome, e não se sabe se os coreanos irão querer compartilhá-lo.
De qualquer forma, só resta esperar um pouco mais para que este 2020 dê seus últimos suspiros para conhecer esta proposta inovadora dentro de uma marca como a Lotus e também para que tenha início sua produção, possivelmente antes do final deste ano.