SUZUKI JIMNY HERITAGE: UMA EDIÇÃO ESPECIAL DE ASPECTO RETRO EXCLUSIVA PARA A AUSTRÁLIA

Sem dúvidas, o Suzuki Jimny é um dos carros mais queridos do mercado atual, tanto por seu design como por sua simplicidade e seu enfoque off-road, sendo também um modelo relativamente acessível em um setor onde os preços dispararam nos últimos anos.
Lançado originalmente em 1970, foi o primeiro sucesso comercial a nível global da marca japonesa e ainda segue indo muito bem, meio século depois. Para celebrar o ilustre passado do modelo, a Suzuki lançou na Austrália uma edição especial limitada de estilo retro.
Este Suzuki Jimny Heritage, assim se chama a edição, será limitado a unicamente 300 exemplares para a Austrália, e toma como base o acabamento GLX do modelo. Um dos traços mais curiosos do carro é que incorpora clássicos guarda-barros dianteiros e traseiros, estes últimos com a inscrição ‘Suzuki’.
Entre os detalhes retro do modelo surgem também adesivos típicos dos anos 80, enquanto que a paleta de cores da carroceria inclui as cores preto Perla, verde Jungla, branco e cinza Medium. Todos contam com rodas de liga leve de 15 polegadas e são vendidos exclusivamente com uma transmissão manual de 5 velocidades e tração total.
A Suzuki, que revelou recentemente uma versão de cinco portas do Jimny na Índia (aqui), acrescenta também à versão uma bandeja de carga traseira ‘Jimny Heritage’ e um emblema que faz alusão ao nome da edição limitada.
Por estar baseado em uma versão GLX, o equipamento de série inclui, por exemplo, faróis LED de acendimento automático, luzes antineblina dianteiras, câmera de marcha à ré, sistema multimídia com navegador, compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay, volante de couro, climatizador, equipamento de áudio com dois alto-falantes e sistemas de assistência à condução, como o alerta de saída de faixa e a frenagem automática de emergência.
O preço deste Suzuki Jimny Heritage na Austrália parte de 33.490 dólares australianos (AUD), o que ao câmbio atual equivale a cerca de 116.500 reais, aproximadamente, aos quais há que somar outros 695 dólares (2.400 reais) que custam as pinturas exteriores, já que a única sem adição de preço é a de tom branco.
Cabe lembrar que recentemente a Suzuki adiantou também um futuro Jimny elétrico, mostrando o perfil do crossover entre os futuros produtos de zero emissões de seu catálogo, embora ainda faltem todos os detalhes a respeito.